DA REDAÇÃO: Soja opera em alta sustentada pela demanda nesta sexta-feira (23)

Publicado em 23/11/2012 12:21 e atualizado em 23/11/2012 16:32
Grãos: após o feriado o mercado opera com viés altista em função dos rumores de que a China estaria comprando soja norte-americana. Embarcações do óleo de soja também estão em alta somando 116 mil toneladas somente essa semana.
Após o feriado de Ação de Graças (22) nos EUA, o mercado de Commodities Agrícolas operam com viés altista nesta sexta-feira (23).  O analista de mercado da Jefferies, Vinicius Ito, afirma que essa semana, sazonalmente, os preços da soja tendem a subir. 

A alta da oleaginosa é sustentada é função de rumores de que China estaria comprando soja norte-americana. Além disso, as embarcações do óleo de soja que também estão em alta somando 116 mil toneladas somente essa semana contribuem para esse cenário. 

O analista sinaliza que com a menor liquidez no mercado é possível que o mercado tenha uma oscilação maior. “Esperávamos que hoje não fosse um dia de muitas novidades, mas com os números de exportações e rumores de que a China sonda o mercado norte-americano é possível que mercado possa subir um pouco. Os números de embarcações de milho também saíram bem acima do esperado o que poderia ajudar a soja”, disse Ito. 

Em decorrência desse novo cenário a expectativa é que o mercado possa fazer uma consolidação de nível de suporte. Com o patamar de US$ 14 nos vencimentos mais curtos, a demanda retorna ao mercado o que pode significar que abaixo desse nível seria mais difícil os fundos venderem, conforme explica o analista.

“Se o nível segurar é possível que veja alguma retomada nos preços. Estimamos que depois de tantas quedas o mercado esteja encontrando uma base importante”, relatou Ito.

Ainda de acordo com o analista, os fundos reduziram bem as posições compradas, estão comprados em aproximadamente 150 mil contratos de soja, 40 mil de farelo e quase 300 mil no milho. 

“Boa parte dessa liquidação por parte dos fundos já foi feita quando o mercado caiu de setembro até agora, a posição foi reduzida e a expectativa é que fiquem mais cautelosos. Pode até haver novo investimento entrando para ajustes de final de ano, mas vemos onde os fundos param de vender”, finalizou. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário