DA REDAÇÃO: Em São Félix do Araguaia (MT) não há conflito entre produtores e indígenas

Publicado em 23/11/2012 12:54 e atualizado em 23/11/2012 16:52 1066 exibições
Repórter do Canal Rural está no Posto da Mata (alto Araguaia, MT), e mostra que ali não há conflito entre produtores e os índios xavantes. A desapropriação das terras das 7 mil pessoas que ali vivem é somente uma exigência dos burocratas da Funai.
Audiência Pública realizada ontem em São Félix do Araguaia (MT) reuniu mais de 1000 produtores na quinta-feira (22).  Objetivo é achar uma alternativa para a determinação do Ministério Público com a FUNAI de que 7000 produtores deixem suas terras até o dia 5 de dezembro, que será ocupada por tribo de índios xavantes.

Segundo os relatos do repórter do Canal Rural, Sebastião Garcia, na região não há conflito entre os produtores e indígenas. A desapropriação das terras dos produtores seria uma exigência da fundação.

 “A mobilização é muito pacífica tem muitos agricultores e índios também. O cacique afirma que os índios nem fazem tanta questão das terras”, disse o repórter. Caso mobilizou deputados e ontem foi anunciada a criação de uma Comissão Externa que irá buscar solucionar o impasse. 
Por:
Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

2 comentários

  • Lourivaldo Verga Barra do Bugres - MT

    A História do Brasil nos ensina que os padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, nos primórdios da colonização, fundaram no Planalto de Piratininga o Colégio de São Paulo,com afinalidade de catequizar os índios.Isso significa que as terras que hoje é a Grande São Paulo são terras indígenas. Por que será que ninguém reivindica a demarcação e desapropriação dessas terras?

    0
  • Lino Gaspar Rocha Aguiar Rio Paranaíba - MG

    No incio da colonozação do Brasil, os Jesuitas tendo como expoente Padre Anchieta, integraram o indio com as outras etnias recem chegadas. Temos na herança do povo brasileiro , a lingua Tupi Guarini, nossa culinaria, nosa cultura Cumprindo a terceira vocação humans " O relacinamento com os seus semelhantes". Hoje a vocação humana,prescritas nas tres religiões monoteistas. 1. Filho de Deus, 2. O Trabalho , 3. Relacionamento com os seus, são deliberadamente destruidas. Vivemos um periodo atual da humanidade, chamado a grande apostasia. E vai de mal a pior!

    0