DA REDAÇÃO: Mais de 7 mil não índios devem deixar gleba Suiá Missú a partir desta segunda-feira (10)

Publicado em 10/12/2012 10:51 e atualizado em 10/12/2012 12:27
Questão indígena: Desocupação por não índios da gleba Suiá Missú está marcada para esta segunda-feira (10). Cerca de 7 mil pessoas devem deixar a área de 165 mil hectares que será ocupada por aproximadamente 150 índios xavantes.
Está marcada para esta segunda-feira (10) a desocupação da gleba Suiá Missú, no estado do Mato Grosso. Mais de 7 mil não índios devem deixar a área de 165 mil hectares que será ocupada por aproximadamente 150 índios da etnia xavante.

Segundo Laércio Fassoni, presidente da Comissão de Assuntos Indígenas da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato) muitas famílias estão dispostas a resistir à desocupação. “Não foi determinado para onde essas pessoas serão deslocadas. Para tirar a família de dentro de casa e jogar na rua ou na beira da rodovia eles (não índios) acham que é preferível resistir”, afirma.

Além do problema social, a questão financeira também atinge os não índios. Segundo Fassoni, alguns produtores estão legalmente nas terras há mais de 40 anos e não existe previsão de indenização financeira pela desocupação das terras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário