DA REDAÇÃO: Chicago - volta dos fundos de investimentos ao mercado sustentam preços da soja

Publicado em 16/01/2013 12:39 e atualizado em 16/01/2013 15:51
Grãos: o retorno dos fundos de investimentos ao mercado de commodities agrícolas e a demanda aquecida sustentam preços da soja em Chicago, nesta quarta-feira (16). Caso os fundos aumentem as posições compradas cotações podem registrar novas altas.
Após encerrar a sessão de ontem (15) com pequenas baixas, os futuros da soja operam em alta nesta quarta-feira (16) na CBOT. Por volta das 16h50 os principais contratos trabalham com mais de 17 pontos de ganhos. 

Para o analista de Jefferies, Vinicius Ito, o retorno dos fundos de investimentos ao mercado de commodities agrícolas, assim como, a demanda que permanece aquecida contribuem para esse cenário altista. Há rumores de que a China estaria procurando embarques de soja a curto prazo.
 
No entanto, a disponibilidade da oferta sulamericana é baixa pequena nessa época do ano, o que faz com que a demanda se volte para os EUA. “E a cada cargo que sai são, basicamente, 60 mil toneladas a menos sobrando nos estoques finais, que já são apertados”, disse Ito.

O analista ainda explica que, os fundos se desfizeram de suas posições no final do ano passado, e que agora, retornam ao mercado com interesse de compra. A estimativa é que hoje, cerca de 80 mil contratos de soja estejam comprados. 

“O número ainda é baixo, historicamente, mas os fundos estão voltando a olhar com mais atenção o mercado da soja baseado nesse fundamento mais altista. E se os fundos aumentarem as compras é possível que os preços subam mais”, ratificou Ito. 

Já em relação à diminuição nos preços do petróleo, o analista acredita que, pode impactar as cotações da soja, mas deve ser um movimento limitado. A baixa poderia influenciar os preços do milho e, consequemente, os da oleaginosa. 

“O mercado norte-americano é onde tem a maior produção de etanol como fonte do milho, o mercado tem sofrido um pouco. A demanda de milho para etanol está basicamente em ritmo estimado pelo USDA, que é explicada pelos preços mais moderados do petróleo nos EUA em função da implantação de novas tecnologias”, afirma o analista. 

Por outro lado, se as cotações do petróleo recuar mais podem ocasionar uma redução na demanda de etanol e no milho também. E caso os preços do milho registrar novas altas, será decorrente da boa demanda no mercado interno e as exportações do cereal que estão mais interessantes nesse começo de ano, conforme relata Ito. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Excelente entrevista - tanto do entrevistado, quanto da entrevistadora. Parabéns.

    0