Safra 2012/13: Chuvas podem vir abaixo da média para safra de milho e soja em Santa Catarina

Publicado em 21/01/2013 09:13 e atualizado em 21/01/2013 12:00
Safra 2012/13: No município de Xanxerê (SC) lavouras estão sem chuvas há 10 dias, em pleno enchimento de grãos. No entanto, chuvas anteriores oferecem boa capacidade hídrica do solo e soja tem bom desenvolvimento. Plantio em SC aconteceu com 30 dias de atraso em função da seca.
Em Xanxerê (SC) lavouras de soja estão há 10 dias sem chuvas e em pleno enchimento de grãos. No entanto, segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Enorí Barbieri, não há registros de perdas na safra. “Há muita umidade no solo, mas o que preocupa o produtor são as notícias que estão chegando do clima”, explica ao se referir as previsões climáticas que indicam chuvas abaixo da média para o meio oeste e oeste catarinense.

Plantio da soja e milho aconteceu com 30 dias de atraso no Estado. Milho foi atingido no início do ciclo por uma geada e tem perdas de 15% na produção estimada. “Em algumas áreas não foi possível plantar a soja, pois tínhamos o trigo que atrasou. Essas áreas foram deixadas de lado e estão sendo cultivadas lavouras de feijão agora”, afirma Barbieri.

Apesar dos problemas na safra de trigo, área com soja cresceu 8% no município em cima do milho. Colheita da soja deve ter início a partir de março em Santa Catarina.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário