DA REDAÇÃO: Com excesso chuvas, apenas 3% da soja em Mato Grosso já foi colhida

Publicado em 21/01/2013 10:59 e atualizado em 21/01/2013 13:45
411 exibições
Safra 2012/13: Em Mato Grosso chuvas seguem atrapalhando colheita da soja e plantio da safrinha de milho. Apenas entre 1% e 3% da safra já foi colhida. Produtividade média das variedades precoces é de 50 sacas/hectare. Chuvas devem diminuir nos próximos dias.
Final de semana de muitas chuvas em Mato Grosso e prolongação do atraso na colheita da soja em todas as regiões produtoras. De acordo com o diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato), Seneri Paludo, apenas entre 1% e 3% da soja do Estado já foi colhida. No entanto, segundo Paludo, chuvas das últimas semanas atrasaram colheita (da soja), mas por outro lado favorecem desenvolvimento de variedades de ciclo médio e tardio, afirma.

Produtividade da primeira soja está aquém do esperado no Estado, com média entre 50 e 52 sacas/hectare.

Para esta semana, expectativa é de que chuvas diminuam. Se a chuva persistir nessa semana situação começa a ficar mais preocupante, mas essa semana deve ser de clima mais seco, explica o diretor.

Além da evolução na colheita, melhora no clima deve propiciar também avanço no plantio do milho safrinha que deve chegar a 2,8 milhões de hectares cultivados na temporada.

Até o final de janeiro, previsões climáticas indicam que chuvas devem continuar, mas de forma espaçada, com períodos mais secos em todo Mato Grosso.
Por Ana Paula Pereira
Fonte Notícias Agrícolas

Nenhum comentário