DA REDAÇÃO: Preços do café apresentam recuperação, após recuar mais de 30% em 2012

Publicado em 22/01/2013 13:58 e atualizado em 22/01/2013 16:54
414 exibições
Café: preços apresentam uma recuperação neste início de ano, após recuarem mais de 30% em 2012. Expectativa é que a demanda registre um aquecimento já no curto prazo. Produtores devem trabalhar conforme o mercado e não apostar em altas expressivas.
Neste início de ano as cotações do café têm registrado uma recuperação, após ter recuado mais de 30% em 2012. A baixa é decorrente de uma grande safra no Brasil, um relativo quadro de melhora na oferta e a demanda mais tranquila com a crise no mercado financeiro internacional.

Para o analista de mercado, Diogo Metzdorff, o mercado corrige essa recente queda nos preços. E a expectativa é que com a demanda mais aquecida haja uma retomada nas cotações. Podemos ver um movimento mais consistente, principalmente, a partir da recuperação da linha de 150 centavos de dólar por libra-peso em NY, afirma o analista. 

Apesar desse cenário mais otimista, o analista destaca que a queda foi bastante expressiva e o cenário se modificou. Por isso, os cafeicultores devem trabalhar conforme o mercado apresentar recuperação, mas não apostar em altas expressivas no curto e no médio prazo, segundo Metzdorff. 

Safra da América Central - Por outro lado, a produção de café da América Central foi atacada por fungos o que pode comprometer a produtividade dos grãos. De acordo com o analista essa situação impulsionou o rally do ano passado.

Então o produtor tem que ficar atento com a situação na América Central que pode dar sustentação e impulsionar novos avanços nos preços caso se confirme as quebras, acredita Metzdorff. 
Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

1 comentário

  • José Carlos da Silva Andradas - MG

    O preço hoje despencou, de uma vez só voltou perto do começo do ano! Assim é dificil!

    0