DA REDAÇÃO: Produtividade da soja em Vera (MT) 10% abaixo do esperado devido ao excesso de chuvas

Publicado em 25/01/2013 11:10 e atualizado em 25/01/2013 14:09
653 exibições
Safra 2012/13: Em Vera (MT) colheita da soja teve início sob excesso das chuvas. Produtividade vem até 10% abaixo do esperado e chuvas estão apodrecendo grãos. Expectativa é de mais chuvas para o final deste mês e plantio da safrinha segue atrasado.
Em Vera, no MT, lavouras de soja estão há 15 dias sob chuvas em volume excessivo para o período. De acordo com o delegado da Aprosoja, Rafael Bilibio, boa parte das lavouras já começaram a arder, passando do padrão de comercialização. Clima está úmido e faz a soja perder peso, afirma.

Produtividade média está 10% abaixo do esperado, mas ainda com volumes entre 50 e 55 sacas/hectare.

Previsões climáticas indicam precipitações ainda em bons volumes no município para os próximos dias, aumentando possibilidades de perdas e atrasando ainda mais plantio da safrinha de milho. Existem casos em que o produtor plantou o milho por cima da soja, pois a soja estava completamente podre, conta o delegado.

Em relação ao mesmo período do ano passado, colheita está adiantada, pois seca de dezembro adiantou ciclo da soja. Porém atrasada, em relação à soja pronta para ser colhida na lavoura, mas impedida pelo atual volume de chuvas.
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário