DA REDAÇÃO: Produtividade da soja em Vera (MT) 10% abaixo do esperado devido ao excesso de chuvas

Publicado em 25/01/2013 10:10 e atualizado em 25/01/2013 13:09
Safra 2012/13: Em Vera (MT) colheita da soja teve início sob excesso das chuvas. Produtividade vem até 10% abaixo do esperado e chuvas estão apodrecendo grãos. Expectativa é de mais chuvas para o final deste mês e plantio da safrinha segue atrasado.
Em Vera, no MT, lavouras de soja estão há 15 dias sob chuvas em volume excessivo para o período. De acordo com o delegado da Aprosoja, Rafael Bilibio, boa parte das lavouras já começaram a arder, passando do padrão de comercialização. “Clima está úmido e faz a soja perder peso”, afirma.

Produtividade média está 10% abaixo do esperado, mas ainda com volumes entre 50 e 55 sacas/hectare.

Previsões climáticas indicam precipitações ainda em bons volumes no município para os próximos dias, aumentando possibilidades de perdas e atrasando ainda mais plantio da safrinha de milho. “Existem casos em que o produtor plantou o milho por cima da soja, pois a soja estava completamente podre”, conta o delegado.

Em relação ao mesmo período do ano passado, colheita está adiantada, pois seca de dezembro adiantou ciclo da soja. Porém atrasada, em relação à soja pronta para ser colhida na lavoura, mas impedida pelo atual volume de chuvas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário