DA REDAÇÃO: Soja precoce com baixa produtividade em Marialva (PR)

Publicado em 29/01/2013 10:16 e atualizado em 29/01/2013 12:44
585 exibições
Safra 2012/13: Clima segue instável em Marialva (PR), prejudicando desenvolvimento da safra de soja. Primeira soja plantada já apresenta perdas e clima agora compromete desenvolvimento das variedades tardias no município.
Lavouras de soja em Marialva (PR) apresentam produtividade aquém do esperado nas primeiras variedades colhidas. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Lindalvo José Teixeira, produtividade tem oscilado entre 70 e 90 sacas/alqueire, mas potencial produtivo é bem maior no município.

De acordo com Teixeira, última chuva do município ocorreu em 15 de janeiro e foi de 10 mm. Dois dias antes, precipitações vieram com 38 mm. Estamos a praticamente 15 dias sem chuvas e muitas lavouras de soja estão no processo final de granação e ainda precisam de água, explica.

Além do tempo seco e das altas temperaturas, controle de pragas na soja está mais difícil, segundo o sindicalista. Infestação de percevejos está maior, obrigando produtor a realizar mais pulverizações.

A fim de evitar prejuízos, Teixeira alerta ao produtor sobre necessidade de atenção na hora da comercialização da safra.
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

2 comentários

  • salvador reis neto Santa Tereza do Oeste - PR

    clima complicado no oeste do parana,ultima chuva boa foi no dia 8 de janeiro as primeiras soja colhida estao abaixo da media e as variedades tardis terao perdas significativas com certesa,poderemos ate colher um pouco a mais que no ano passado,mas safra recorde so se for em 2014.

    0
  • Rafael Messias Viapiana São Miguel do Iguaçu - PR

    Na Regiao oeste do estado nao esta diferente. As expectativas eram maiores, mas com 22 dias sem chuvas, a soja que estava em granamento teve o amadurecimento antecipado reduzindo as medias de produtividades em 50 sc/ha que antes eram de 60 a 65 sc/ha.

    0