DA REDAÇÃO: Soja precoce com baixa produtividade em Marialva (PR)

Publicado em 29/01/2013 09:16 e atualizado em 29/01/2013 11:44
Safra 2012/13: Clima segue instável em Marialva (PR), prejudicando desenvolvimento da safra de soja. Primeira soja plantada já apresenta perdas e clima agora compromete desenvolvimento das variedades tardias no município.
Lavouras de soja em Marialva (PR) apresentam produtividade aquém do esperado nas primeiras variedades colhidas. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Lindalvo José Teixeira, produtividade tem oscilado entre 70 e 90 sacas/alqueire, mas potencial produtivo é bem maior no município.

De acordo com Teixeira, última chuva do município ocorreu em 15 de janeiro e foi de 10 mm. Dois dias antes, precipitações vieram com 38 mm. “Estamos a praticamente 15 dias sem chuvas e muitas lavouras de soja estão no processo final de granação e ainda precisam de água”, explica.

Além do tempo seco e das altas temperaturas, controle de pragas na soja está mais difícil, segundo o sindicalista. Infestação de percevejos está maior, obrigando produtor a realizar mais pulverizações.

A fim de evitar prejuízos, Teixeira alerta ao produtor sobre necessidade de atenção na hora da comercialização da safra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • salvador reis neto Santa Tereza do Oeste - PR

    clima complicado no oeste do parana,ultima chuva boa foi no dia 8 de janeiro as primeiras soja colhida estao abaixo da media e as variedades tardis terao perdas significativas com certesa,poderemos ate colher um pouco a mais que no ano passado,mas safra recorde so se for em 2014.

    0
  • Rafael Messias Viapiana São Miguel do Iguaçu - PR

    Na Regiao oeste do estado nao esta diferente. As expectativas eram maiores, mas com 22 dias sem chuvas, a soja que estava em granamento teve o amadurecimento antecipado reduzindo as medias de produtividades em 50 sc/ha que antes eram de 60 a 65 sc/ha.

    0