DA REDAÇÃO: Em Cruz Alta (RS) lavouras de soja estão há mais de 20 dias sem chuvas, mas ainda não apresentam perdas

Publicado em 30/01/2013 10:19 e atualizado em 30/01/2013 12:12
Safra 2012/13: Lavouras de soja em Cruz Alta (RS) não recebem chuvas desde o dia 7 de janeiro. Apesar da seca, soja não registra perdas no município. Para fevereiro, previsões indicam chuvas abaixo do volume ideal.
Plantio da soja começou bem em Cruz Alta (RS) e, em dezembro, lavouras receberam boas chuvas, mas desde o dia 7 de janeiro soja está sem precipitações e clima já preocupa produtor. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Airton Becker, “apesar de visualmente as lavouras estarem bonitas, vem a lembrança da safra 2004/2005, quando aconteceu mais ou menos a mesma coisa: choveu em novembro e dezembro, e depois não choveu mais e o RS teve uma frustração de safra bastante grande”, explica.

Caso chuvas retornem, soja pode ter boa produtividade no município. Expectativa é de que lavouras produzam 50 sacas/hectare. No entanto, previsões climáticas apontam volume de chuvas abaixo da média para fevereiro.

Milho

Colheita do milho já teve início no município com boa produtividade, apesar de geada do final de setembro que deixou algumas propriedades com perdas de 100%. Segundo Becker, produtividade oscila 50 sacas/hectare entre lavouras mais e menos atingidas pela geada, mas ainda assim é boa com produtores colhendo até 200 sacas/hectare.

Cerca de 60% da produção estimada foi negociada antecipadamente, a preços entre R$30 e R$32/saca no município. Custos de produção do milho subiram até 15% nesta temporada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • idemar tozatti Erechim - RS

    Este presidente do sindicato de Cruz alta acho que esta delirando, pudera com sol a pino de mais de 38 graus, não poderíamos esperar outra declaração.

    0
  • roberto carlos maurer Almirante Tamandaré do Sul - RS

    Não concordo com o Presidente do Sindicato de Cruz Alta e acho 23 dias de sol, e a temperatura acima de 30 graus e hoje beirando os 34 graus e mais a umidade relativa chegando próximo de 30% não tem perda? só se debaixo de pivo! Aqui mais no norte do RS comenta-se em uma perda de 15% a 20% até agora, porém a seca continua e as previsões são distorcidas e não a concenso entre os institutos de meteorologia. A soja esta em sua maioria em fase de vagens e as plantas estão perdendo as folhas em lugares já passa se 25centimetros sem uma folha.

    0