DA REDAÇÃO: Biodiesel – setor quer aumentar para 20% o percentual adicionado ao diesel

Publicado em 31/01/2013 13:06 e atualizado em 31/01/2013 17:06
Biodiesel: setor reivindica junto ao Governo um novo marco regulatório que irá nortear o futuro do programa. Objetivo é aumentar para 20% o percentual de biodiesel adicionado ao diesel, hoje o número é de 5%. Ociosidade nas indústrias ultrapassa 60%, e caso nenhuma medida seja tomada, as empresas poderão fechar as portas.
No Brasil desde 2008 é obrigatória a adição de biodiesel ao óleo diesel, atualmente, o percentual é de 5%.  Segundo o diretor da BSBIOS, Erasmo Battistella, destaca que é preciso aumentar esse número para que o setor consiga crescer.

“Isso é possível haja vista que o país possui uma disponibilidade grande de matéria prima, e importamos muito combustível, esse ano batemos o recorde de compra de diesel quase US$ 20 bilhões”, explica o diretor.

Por outro lado, as usinas brasileiras estão com capacidade ociosa de esmagamento de mais de 60%. E em decorrência desse cenário, os empresários e a cadeia como um todo que fizeram investimentos reivindicam junto ao Governo Federal um novo marco regulatório. 

“Que é um conjunto de leis que irão nortear o futuro desse programa. Defendemos que o percentual do biodiesel pode chegar a 20% no diesel, subindo para 7% agora, depois passando para 10% e nos próximos dez anos atingir o patamar de 20%”, afirma Battistella. 

Além disso, o diretor sinaliza que, o setor não consegue exportar devido ao custo Brasil e custos tributários. Por isso, a única maneira de expandir o setor é aumentar o percentual no mercado interno, que é viável, conforme ressalta Battistella.

“Temos dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) demonstram que o biodiesel gera 113% a mais de emprego em relação ao diesel. E agrega 35% a mais no valor do PIB. Entretanto, caso não haja uma medida urgente do Governo as empresas do setor poderão fechar as portas”, afirma. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário