DA REDAÇÃO: Soja - Produtividade da safra gaúcha deve alcançar 50 sacas/ha

Publicado em 14/02/2013 12:39 e atualizado em 14/02/2013 16:39
Soja: Safra do Rio Grande do Sul apresenta problemas regionais, mas Emater ainda não trabalha com perdas. Expectativa de produtividade média no Estado continua em 50 sacas/hectare e produção gaúcha irá ficar dentro da média, apesar de já ter perdido seu maior potencial.
As adversidades climáticas têm prejudicado as lavouras das culturas de verão de várias regiões produtoras brasileiras. No entanto, segundo o gerente técnico da Emater – RS, Dulphe Machado Neto, a entidade ainda não trabalha com perdas na produção gaúcha. 

De acordo com o gerente, há problemas pontuais em várias localidades do estado e a expectativa é que a produtividade média da soja alcance 2.600 kg/ha, em torno de 50 sacas por hectare. As chuvas registradas no mês de janeiro e dezembro contribuíram para o bom desenvolvimento da cultura, conforme relata Neto.

“A grande questão na soja é que cerca de 80% está em fase de floração e enchimento de grãos. O grão apresenta bom desenvolvimento e tem alguns problemas em algumas regiões do estado. Tem chovido nos finais da tarde, mas as chuvas não são suficientes. A situação média no estado é tranquila”, explica o gerente. 

Por outro lado, Neto destaca que a produção de soja do RS já perdeu seu maior potencial, mas a safra está dentro da média e das projeções iniciais. Além disso, a situação da safra atual está bem distante da registrada na temporada passada.

Já as lavouras de milho, a situação é mais favorável e a expectativa é que sejam colhidas 80 sacas do cereal por hectare. “As plantações estão boas no estado, o milho está em torno de 80% em fase de floração, faltam apenas 20% do milho para entrar nesse estágio, o resto está praticamente consolidado, pronto para colher ou colhido. A situação é boa para o RS”, finaliza o gerente. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário