DA REDAÇÃO: Colheita avança em Carazinho (RS) com perda de 15% na soja

Publicado em 28/02/2013 11:05 e atualizado em 28/02/2013 12:53
Safra 2012/13: Produtores de Carazinho (RS) iniciam colheita da soja com perdas de 15% na produtividade das variedades precoces em função da estiagem. Chuvas seguem isoladas, mas melhoram em volume e expectativa é de uma boa produção para ciclos médios e tardios.
Após período de seca no desenvolvimento da soja, a colheita avança normalmente no município de Carazinho (RS).

Segundo Paulo Vargas, vice-presidente do sindicato rural do município, a soja que está sendo colhida agora vem com 15% de perda em relação à estimativa inicial, que era de 60 a 65 sacas, mas como apenas 3% da área foram colhidas, ainda é muito cedo para ter um número mais confiável da amostra, mas as condições são favoráveis para os ciclos médios e tardios. "Temos um nível de produtividade muito bom, com fertilidade, técnica e genética apropriadas", afirma.

Vargas aponta também que a seca já não é mais um problema. Apesar de a condição ainda não ser excelente, com chuvas isoladas, o volume de precipitações já é maior.

Outra preocupação fundamental agora também é o manejo. "O produtor tem que seguir as recomendações técnicas, porque normalmente são as culturas mais tardias que sofrem com problemas de pragas", alerta o vice-presidente.

Em relação aos preços, algumas sacas desta produção já foram vendidas através de vendas futuras no ano passado, e agora o preço balcão deve girar em torno de R$56 a R$57.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário