DA REDAÇÃO: PR - Propriedades rurais de Guaíra são invadidas por índios paraguaios

Publicado em 18/03/2013 13:59 e atualizado em 18/03/2013 16:58
Questão indígena: Na região de Guaíra (PR) os produtores rurais sofrem com a invasão de índios paraguaios em cerca de 8 propriedades no município. Agricultores estão sendo ameaçados e não conseguem plantar nas áreas invadidas.
Os produtores rurais de Guaíra (PR) estão preocupados com a invasão de índios paraguaios em 8 propriedades. O presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset, explica que no levantamento de 1991 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apenas 11 indígenas moravam na cidade, atualmente, cerca de 1500 vivem no município.

“Eles entram nas beiradas dos matos ocupam as áreas, ameaçam e impedem que os produtores plantem. Os índios vêm do Paraguai, não nenhuma fiscalização ou restrição contra a entrada desses indígenas no país”, afirma Rosset.

Na visão do presidente, os índios são incentivados pela FUNAI a invadirem e permanecerem nas áreas. Além disso, já existe um estudo para uma futura demarcação de terras indígenas em Guaíra, segundo relata Rosset.

Para tentar solucionar o problema, os produtores da região já acionaram a Polícia Militar, mas não conseguiram obter uma resposta, uma vez que, os policiais afirmam que não teriam um local para colocar os índios, conforme disse o presidente. Diante dessa situação, os agricultores irão organizar uma manifestação para mostrar a realidade da cidade.

“Guaíra é uma futura demarcação de terras indígenas, está na hora de mostrar a nossa cara. O mundo sabe da importância dos alimentos, mas não sabe da importância do agricultor”, destaca o presidente do sindicato.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário