Federarroz encontra falhas no estoque de passagem da Conab

Publicado em 22/03/2013 13:10 e atualizado em 22/03/2013 18:27
424 exibições
Arroz: Produtores reivindicam ao novo ministro da Agricultura revisão dos estoques oficiais, alegando erros nos números da Conab. Com 600 mil toneladas a mais que a realidade, preço do grão recua no mercado interno.
O presidente da Federarroz, Renato Rocha, confirmou em entrevista ao jornalista, João Batista Olivi, que a Conab computou em seu quadro de oferta e demanda um estoque superestimado. 

Segundo Rocha, houve um erro nos números da pesquisa realizada pela companhia em 2011/2012, onde por engano foi adicionado ao estoque de passagem dessa safra um volume de 600 mil toneladas que já havia sido colhido da safra 12/13.

O presidente afirma que, no ano passado, o questionário da Conab apenas solicitava a posição de estoque em 28 de fevereiro para as empresas, sem especificar a diferença entre safra nova e safra velha. 

Apesar da Conab reconhecer sua falha, Rocha entrou com um pedido de audiência no Ministério da Agricultura para sugerir o ajuste, e obter a redução do volume no estoque de passagem. Que pode reduzir de 1,6 milhão de toneladas, para 1 milhão apenas.
Por: João Batista Olivi/ Ana Paula Valvassori
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário