DA REDAÇÃO: Problemas climáticos levam perdas de 15% para a soja em Balsas (MA) e diminuem em 30% área do milho safrinha

Publicado em 26/03/2013 10:29 e atualizado em 26/03/2013 11:58
Safra 2012/13: Soja tardia em Balsas (MA) tem prejuízo médio de 15% na produção estimada devido à seca de 30 dias. Atualmente, o excesso de chuvas dificulta a colheita da oleaginosa e atrapalha plantio do milho safrinha, que terá redução de 30% na área cultivada.
A colheita da soja em Balsas (MA) caminha em ritmo lento com o excesso de chuvas em algumas localidades. Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural do município, Isaías Sondatelli, já há registros de perdas de qualidade e grãos ardidos, mas ainda em casos pontuais. 

Os maiores prejuízos para a soja, no entanto, virão da estiagem que chegou a durar 30 dias e atingiu principalmente a soja tardia. De acordo com Sondatelli, as perdas devem somar 15% da produção estimada. 

Desde o início da temporada, a irregularidade climática leva problemas ao produtor. O plantio da soja foi realizado com atraso devido à demora na chegada das chuvas, que depois vieram em bom volume, mas faltaram para as variedades tardias e hoje, em excesso, atrapalham a colheita da soja e o plantio da segunda safra de milho. Segundo Sondatelli, as dificuldades com clima resultaram em uma diminuição de 30% na área plantada da safrinha de milho. O sorgo e o feijão ainda estão sendo semeados na região.

Preços – A soja em Balsas tem acompanhado as quedas de preços no mercado internacional e, atualmente, é negociada entre R$50 e R$53, segundo o sindicalista. Já o milho praticamente não tem negociação diante do pequeno volume do cereal disponível no município.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário