DA REDAÇÃO: Seca prejudica safra de soja e milho verão e diminui área do milho safrinha no Piauí

Publicado em 26/03/2013 17:09 e atualizado em 26/03/2013 19:52
Safra 2012/13: Estiagem de fevereiro no cerrado do Piauí resulta em perda média de 30% para a soja e milho. Apesar de melhora no clima, ciclo maior das culturas prejudicou cultivo do milho safrinha que terá área reduzida em 50% em cima das expectativas iniciais.
A estiagem de fevereiro que atingiu o cerrado do Piauí derrubou em 30% a produção de soja na região, que abriga importantes municípios produtores de grãos no Estado, como Uruçuí. De acordo com o agrônomo da Serena Consultoria Agropecuária, Salviano de Souza Filho, atualmente as chuvas estão regulares no município e os efeitos da estiagem se mostram menores do que o esperado.

Para o milho verão, o prejuízo médio também ficou em torno dos 30%. Já para o milho safrinha a situação deve ser ainda mais crítica. Segundo Souza Filho a estiagem prolongou o desenvolvimento vegetativo das plantas, diminuindo a janela de cultivo para a segunda safra, que deve ter redução de 50% nas estimativas iniciais. No entanto, de acordo com o agrônomo, os problemas com a safrinha não comprometem a produção da região, uma vez que o principal plantio ainda acontece na safra de milho verão. 

A maior incidência de pragas nesta temporada também contribui nas perdas de produtividade, conforme explica o agrônomo. No entanto, ele garante que problemas climáticos são muito pontuais no Estado e que a capacidade de expansão agrícola ainda é muito grande no Piauí. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário