DA REDAÇÃO: USDA divulga números de estoques trimestrais dos EUA acima do esperado pelo mercado e preços da soja recuam

Publicado em 28/03/2013 13:54 e atualizado em 28/03/2013 17:46
Grãos: USDA divulga números de estoques trimestrais de soja e milho nos EUA acima das expectativas do mercado. Área de plantio de milho norte-americano deve alcançar 39,98 milhões de hectares. Relatório é baixista para o cereal e tende a pressionar negativamente as cotações do grão.
Nesta quinta-feira (28), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou novo relatório de estoques trimestrais de soja e milho no país e a intenção de plantio para a próxima safra norte-americana. Os estoques da oleaginosa foram estimados em 27,2 milhões de toneladas, já para o milho foi projetado em 137,2 milhões de toneladas.

Os números vieram acima da expectativa do mercado internacional de grãos, conforme destaca o analista de mercado da Consultoria Agroeconômica, Carlos Cogo. Logo após a divulgação do relatório as cotações futuras da soja exibiam expressiva queda na Bolsa de Chicago. “O contrato maio/13 do milho recuava 5%, enquanto, que o da oleaginosa registrava uma baixa de 2%”, afirma.

O departamento ainda divulgou que a área plantada com soja nos EUA deve atingir cerca 31,2 milhões de hectares. O número reportado é semelhante ao plantado em 2012, de 31,24 milhões de hectares. Para o milho, o USDA estima que sejam semeados 39,38 milhões de hectares em 2013, aumento de 6% em relação à área de 2012.

Na visão do analista, apesar de números parecidos com os do ano passado, a área da soja ainda não seria suficiente recompor os estoques do grão nos EUA. “No médio prazo, é um número neutro para a soja. No caso do milho, os números são baixistas, essa é a maior área plantada nos EUA e no caso de uma safra normal entre 360 e 370 milhões de toneladas haveria uma recomposição dos estoques de passagem no final de 2013/14 e nos estoques mundiais de passagem, o relatório é baixista para o milho”, explica Cogo.

No entanto, o analista destaca que o clima será fundamental para a confirmação da safra nos EUA. “A partir desse relatório passa a valer o mercado climático no país e só uma confirmação de produtividade normal poderia derrubar os preços na soja na faixa de US$ 12,50/bushel e no milho a queda pode ser maior, o contrato de dezembro pode chegar a US$ 5,00/bushel”, diz Cogo.

No curto prazo, até o final da safra norte-americana não há espaços para grandes recuos nos preços da soja, uma vez que os problemas de logística no Brasil ainda prejudicam o escoamento da safra brasileira e os estoques do grão nos EUA são ajustados, conforme relata o analista. Por outro lado, no longo prazo com uma safra normal no país as cotações podem apresentam uma queda maior.

Já no caso do milho, a tendência é baixista, e os compradores deverão ser mais agressivos visando à grande produção brasileira e a área recorde de plantio nos EUA. “Essa pressão baixista se acentua e não deve haver mais espaço para sustentação de preços no mercado físico de milho”, finaliza Cogo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Rafael Salomão/ João Batista Olivi e Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário