DA REDAÇÃO: Chicago - Após recentes quedas, soja fecha o dia em alta

Publicado em 08/04/2013 13:33 e atualizado em 08/04/2013 17:22
Grãos: Na sessão desta segunda-feira (08), preços futuros da soja operam em alta, após as fortes quedas registradas na semana passada. Rumores de que a China teria comprado entre 14 e 16 cargos de trigo norte-americano dão sustentação as cotações na Bolsa de Chicago.
Na sessão desta segunda-feira (08), os futuros da soja operam com boas altas, após as fortes quedas registradas na semana anterior. Segundo o consultor da SIM Consult, Liones Severo, o avanço do trigo na Bolsa de Chicago devido às compras da China exerceu pressão positiva nos preços futuros da oleaginosa.

Há rumores no mercado internacional de grãos, de que a nação asiática teria comprado entre 14 a 16 cargos do trigo norte-americano. O consultor destaca que, as lavouras de trigo do país sofreram com as intempéries climáticas e que qualquer problema nesse sentido afeta drasticamente a produção.

“E o mercado já tinha tentado cair mais, e o mercado teve um bom suporte. Além disso, o mercado vai voltar a subir, pois não tem oferta, tem pouco vendedor e a soja é extremamente demandada”, afirma Severo.

Já em relação ao milho, o consultor sinaliza não há como embarcar milho nos portos brasileiros. “E não tem o equilíbrio dos preços do mercado interno com a exportação. Nesse período o milho deverá sofrer, acredito que os preços do milho não serão tão ruins, e o cereal brasileiro é vendido com bom desconto sobre o produto dos EUA. É uma questão de tempo, penso que todos os produtos, soja, milho e trigo, terão bons preços e o que trará benefícios para os produtores brasileiros”, diz o consultor.

Gráficos - Preços da soja no mês de abril

O consultor de mercado, ainda explicou que o mercado da soja é feito de ciclos que envolvem as etapas da safra. “E quando o mercado considera que haverá muita oferta, antecipam as vendas foi o que aconteceu recentemente, mas não significa que os preços irão continuar caindo, uma vez que quem manda no mercado é o produto, a soja que está faltando em vários lugares do mundo”, acredita Severo.

A próxima etapa do mercado seria até junho, que em condições normais, a tendência é que os preços registrem altas a partir da segunda quinzena de maio até o final de junho, segundo relata o consultor. Esse período é o de desenvolvimento do plantio da safra norte-americana, e após de julho e agosto, caso a safra norte-americana não apresente problemas, o mercado tende a ficar mais ‘depressivo’.

“Já em setembro mês de colheita dos EUA também oferece uma nova possibilidade de alta. É certo afirmar que é abril é um mês de preços fracos, assim como outubro, janeiro e julho, quando não há problemas na safra americana. Então o mercado é previsível dentro dessa situação de que a cada três meses existe uma possibilidade de vender melhor”, finaliza o consultor.

Veja abaixo os gráficos:

Clique aqui para ampliar!

Clique aqui para ampliar!

Clique aqui para ampliar!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário