DA REDAÇÃO: Soja – Dados negativos da economia chinesa pressionam mercado nesta segunda-feira (15)

Publicado em 15/04/2013 13:34 e atualizado em 15/04/2013 17:57
Grãos: Mercado de commodities agrícolas opera em queda nesta segunda-feira (15). Números do crescimento chinês, que avançou 7,7% no primeiro trimestre deste ano, enquanto o mercado esperava 8%, exercem pressão negativa nas cotações futuras na CBOT. Perspectivas de preços mais baixos para o milho no segundo semestre preocupam produtores rurais.
Após as altas da registradas na semana passada, o mercado de commodities agrícolas opera em baixa nesta segunda-feira (15). Para o analista de mercado da FCStone, Glauco Monte, o principal fator que exerce pressão negativa nos preços futuros na CBOT são os números os crescimento da economia chinesa, que avançou 7,7% no primeiro trimestre deste ano, enquanto o mercado esperava 8%.

O analista destaca, que as projeções de safras maiores no Brasil e também na safrinha, e nos EUA, são notícias baixistas para o mercado internacional. “E as notícias da China crescendo menos do que o esperado pelo mercado, isso aciona ordens de liquidação e vendas no mercado”, sinaliza Monte.

No caso da soja, há dois cenários distintos no curto e médio prazo a tendência é de preços mais firmes devido aos baixos estoques do grão nos EUA. Além disso, as exportações norte-americanas seguem em ritmo acelerado, o que sustenta os preços futuros em US$ 14,00/bushel, patamar acima da média se comparado com os últimos anos, conforme acredita o analista.

Entretanto, para o segundo semestre a perspectiva é de preços mais baixos em função da estimativa de uma grande safra norte-americana. “Os estoques finais, apesar de confortáveis, uma pequena quebra poderia voltar a ficar com um quadro mais preocupante, o que poderia elevar os preços”, explica o analista.

Do mesmo modo, a situação do milho é preocupante uma vez que a situação neste ano é diferente do ano passado. O analista sinaliza que o cenário internacional é diferente, e sem uma quebra nos EUA haveria uma recomposição nos estoques. “Sem dúvidas, os altos valores dos fretes e preços internacionais tem tirado muito dos preços do milho e do trigo. O que gera preocupação para o segundo semestre, em que teremos uma grande safrinha e o mercado em geral trabalhava com preços mais altos”, relata Monte.

No Brasil, há duas principais fontes compradoras, a exportação e o mercado interno. E com a perspectiva de preços mais baixos, os compradores não seriam tão agressivos nas compras, pois não faltaria produto no mercado, segundo diz o analista.

“Na exportação, os preços futuros em Chicago caíram devido às projeções de uma safra norte-americana grande, é difícil sem ter alguma quebra expressiva na produção, imaginar uma recuperação forte nos preços do milho. Pode acontecer uma recuperação, caso a demanda se mostre mais aquecida, principalmente por parte da China, mas fora isso é difícil imaginar uma recuperação grande no milho sem uma quebra como houve no ano passado”, finaliza Monte.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário