DA REDAÇÃO: Ferrugem asiática ataca lavouras de soja e vazio sanitário pode diminuir o surto da doença

Publicado em 24/04/2013 13:58 e atualizado em 24/04/2013 18:28
Ferrugem asiática: Fungo ataca lavouras de soja e preocupa os produtores rurais do Mato Grosso. Ministério da Agricultura alerta que plantar o grão na entressafra aumenta o risco de doença nas plantações. Além disso, as pulverizações seguidas nas lavouras podem tornar os fungos imunes aos inseticidas.
A ferrugem asiática se espalha por todo país. Segundo o coordenador de defesa vegetal MAPA, Wanderlei Dias Guerra, os produtores estão tendo dificuldade no controle da doença nas lavouras de soja. 

Para o coordenador é preciso evitar o uso contínuo de pulverizações, isso porque, pode haver uma resistência aos produtos que controlam o fungo, que causa a ferrugem asiática. Além disso, o produtor deve obedecer ao período de vazio sanitário que gira em torno de 105 dias.

Segundo o coordenador, plantar soja em cima de soja aumenta a resistência do fungo, faz com que permaneça vivo e prolifere. 

Guerra ressalta que o vazio sanitário é de extrema importância e o produtor corre grandes riscos se não respeitá-la.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/ Ana Paula Valvassori
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário