DA REDAÇÃO: Funai pode desativar bacia leiteira e criar reserva indígena em MG

Publicado em 02/05/2013 14:27 e atualizado em 02/05/2013 18:24
Questão indígena: Funai pretende desativar bacia leiteira na região de Pompéu (MG) para a criação de mais uma reserva indígena. Área demarcada deve atingir 40 mil hectares na região.
As demarcações de terras indígenas tem causado insegurança jurídica aos produtores de várias regiões produtoras do país. No município de Pompéu (MG), maior produtor de leite do Brasil, a Funai quer demarcar cerca de 40 mil hectares na região.

Segundo o presidente do sindicato rural de Pompéu, Antônio Carlos Barbosa Alvares, o nome da etnia é Caxixó, porém, não há registro de índios na região desde 1723.

Barbosa afirma que no município qualquer pessoa que chegar e dizer que é índio, e o cacique assinar embaixo é considerado índio.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/ Ana Paula Valvassori
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

8 comentários

  • Lindalvo José Teixeira Marialva - PR

    Esta na hora da CNA começar a agir com mais eficiência sobre as demarcações de terras indigenas neste país e unir os produtores rurais para mostrar a sociedade brasileira o que realmente esta acontecendo.

    0
  • Lindalvo José Teixeira Marialva - PR

    Essa situação Indigena é uma vergonha. Nesta sexta feira eswtiveram em Marialva-Pr., o Ministro Pepe Vargas e a M inistra Gleisi Hoffamn - vieram doar motoniveladoras e retro-escavadeiras para as prefeituras regionais e aproveitaram para falar sobre o seu governo. O Ministro Pepe Vargas falou em crédito rural, dizendo que o governo tem liberado muito dinheiro e tudo mais, no entanto, o Ministro falou muito em liberar recurso para assentamentos, ignorando os outros produtores deste pais, quero lembrar ao Sr. ministro, com todo respeito, o dia que ele tiver oportunidade, venha com tempo, que eu quero lhe mostrar uma verdadeira reforma agrária, que muitos não conhecem, aqui em Marialva, venha conhecer ministro, será um prazer em mostrar, talvez o governo faça um pouquinho dessse modelo, quem sabe ja melhora 100% ous outros. Um abraço.

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Antigamente as notícias policiais somente saiam nas últimas páginas dos jornais, hoje vejo o JN dar destaque para estas matérias...Só notícia negativa, deve ser para baixar a estima do brasileiro deixando-o anestesiado sem reação...Porisso os absurdos que estamos vendo, como reservas criadas de terras tomadas de produtores com escrituras registradas em cartório e reis vindos de longe para monitorar terras que foram "entregues" aos índios na Raposa do sol...É a política "Camelô" :Você se distrai com a cobra que vai dar o bote e comer uma dúzia de ovos enquanto ele vai vendendo o seu produto...

    0
  • Sebastião Ferreira Santos Fátima do Sul - MS

    Q que acho um absurdo é os produtores mineiros organizarem um leilão como o realizado em UBERABA, e aceitar que essa senhora que se diz PRESIDENTE, vá lá prometer verbas para financiamentos e muitas facilidades, e ainda ser aplaudida pela platéia.

    Primeiro que não é verdade o que ela disse com relação as facilidades para conseguir financiamentos.

    Segundo ela vai em um dia prometer melhorias e no outro dia a FUNAI(órgão do governo), vai lá fazer a expropriação das terras dos mesmos que o aplaudiu acreditando em melhorias.

    Terceiro não deveriam aceitar que essa senhora botasse os pés em um leilão como esse, de pessoas lutadoras, batalhadoras e que lutam no dia a dia para produzir e ser massacrado por esses corruptos.

    PRODUTORES BRASILEIROS SERÁ QUE AINDA ACREDITAM EM PAPAI NOEL???

    SERÁ QUE A FICHA AINDA NÃO CAIU???

    Vocês produtores de Minas Gerais, vamos voltar os olhos para POMPÉU-MG e ajudar à seus amigos produtores, pois as expropriações estão se generalizando em todo o Brasil!!!

    ACORDA POVO BRASILEIRO!!!!!!!!!!!

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    O Globo Rural mostrou uma fazenda que produz leite para Israel,com monitoramento deles, aquí mesmo no noroeste de São Paulo, não bastasse esta incoerência de exportarmos o produto que somos dependentes de importação, esta reportagem vem confirmar a situação que se encontra o Brasil: Nosso governo não é mais exercido aquí...

    0
  • Álvaro Henrique Mello de Souza Ponta Porã - MS

    E agora vamos então parar o Brasil e todo mundo dançar em volta de fogueiras?? Ta claro que índio não quer viver como índio, temos que socializar este povo!! Que também é brasileiro e tem que ter dever e obrigação como qualquer outro cidadão normal, agora 25% território nacional?? Áreas produtivas e habitadas onde ta a cabeça desse pessoal da Funai?? E vão jogar na conta dos índios podem ter certeza, mais amanhã vai ser o produtor que não se enquadra no codigo florestal e vai perder sua terra, ou sem terras, enfim o governo é dono de fazer politica com agricultor seja com o produto do produtor jogando pra baixo e fudendo com o setor ou com o seu capital que é a terra. O pior de tudo é que isso é pra atender interesses de quem??? Do índio é que não é, população tem que deixar de ter sangue de barata e partir pro pau...

    0
  • Sebastião Ferreira Santos Fátima do Sul - MS

    A nacionalização de terras brasileiras está aumentando a cada dia municipios por municipios e estados por estados e o Brasil está se tornando um país nas mãos de poucos como CUBA que é de FIDEL E RAUL CASTRO o Brasil será de LULA, DILMA, ZÉ DIRCEU E MAIS ALGUNS TERRORISTAS QUE FAZEM PARTE DO GRUPO!!!!!!!!!!!!!!

    0
  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    os advogados dos sindicatos não conseguem um salvo conduto a favor do produtor contra a funai com mandado de segurança?

    0