DA REDAÇÃO: Manchas em lavouras de soja preocupam produtores gaúchos

Publicado em 14/05/2013 14:17 e atualizado em 14/05/2013 17:43 427 exibições
Soja: Manchas em lavouras da oleaginosa no Sul do país preocupam os produtores. Em algumas plantações os prejuízos já são consolidados. Grupo de pesquisadores está colhendo informações sobre o plantio, manejo e produtos usados pelos agricultores. Situação também foi verificada em outros estados como MT, PR, GO.
Os produtores gaúchos estão preocupados com as manchas nas lavouras de soja. Em algumas propriedades do município de Pantano Grande (RS) os prejuízos já estão consolidados. Segundo o produtor rural, Lauro Springer, cerca de 350 hectares de um total de 1.800 hectares não pôde ser colhido.

“As vagens começaram a abortar, e as vagens de cima da ponta da planta puxaram um pouco para cima como se pedisse ajuda. Os prejuízos nas lavouras chegam a R$ 1 milhão”, afirma o produtor rural. 

A produtividade das plantações também foi afetada, em algumas localidades a produtividade apresentou uma retração de 50%. Em outros casos, alcançou 100%. Segundo produtores, o rendimento médio era de 45 sacas por hectare, mas em locais com as manchas registrou entre 5 e 8 sacas por hectare.

Diante desse cenário, os técnicos da defesa vegetal do Rio Grande do Sul estão colhendo informações sobre o plantio, manejo e produtos usados pelos agricultores. E os grãos colhidos serão levados para análise em laboratório, o objetivo é comparar os dados com outros estados que também estão enfrentando problemas como MT, PR e GO.

Por:
Fernanda Custódio/Cristiane Viegas
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário