DA REDAÇÃO: No MS conflito entre índios e produtores rurais continua

Publicado em 17/05/2013 13:21 e atualizado em 17/05/2013 16:04
Risco de conflito entre produtores e indígenas é iminente na fazenda Cambará (MS). Em apoio ao proprietário, cerca de 200 produtores já estão no local e a previsão é que cheguem mais 300 agricultores devem chegar à propriedade. Prazo para índios desocuparem o local acaba amanhã às 15h.

Há dois dias, em Sidrolândia (MS), 3 fazendas foram invadidas por índios terena e os produtores permanecem presos em suas casas. Vanth Vanni Filho, proprietário da fazenda Cambará, que também sofre com a invasão, diz que cerca de 200 produtores do estado já chegaram à fazenda para ajudar a pressionar a justiça a cumprir o prazo de reintegração de posse que vence nesse sábado (18) às 15h.

Vanni Filho afirma que eles estão preparados caso haja algum conflito e as autoridades não tomem as devidas providências para a retirada dos índios.  Segundo o produtor alguém precisa deliberar para os dois lados para que ambos fiquem bem.  “Não sei por que estão criando esse conflito, nós somos um país da América do Sul, onde esse tipo de conflito nunca existiu”, completa.

Em Sidrolândia, nas fazendas Cambará, Buriti e Nossa Senhora Aparecida há ocupação de índios e a Funai ainda está tentando derrubar a decisão judicial de reintegração de posse. O clima na região é tenso e a cada momento a situação fica menos tranquila. Vanni Filho diz que o poder judiciário e a polícia federal ficam adiando a solução do conflito e que eles são os responsáveis por essa situação.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul) está apoiando e orientando os produtores da região, enquanto a Funai declarou em nota oficial que os 350 índios que estão nas fazendas não possuem armas de fogo, apenas fogos de artifício. A Funai reconhece também que a o clima no local é tenso, mas que não houve nenhum tiroteio e a polícia federal já está ciente de todos os acontecimentos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário