DA REDAÇÃO: Na China, consumo por soja e carnes tende a crescer

Publicado em 22/05/2013 13:55 e atualizado em 23/05/2013 12:08
China: Consumo por soja e carnes tende a aumentar, frente ao poder aquisitivo dos chineses. O país importa cerca de 22 milhões de toneladas do grão brasileiro. A China é o maior parceiro comercial do Brasil, e os exportadores de produtos agrícolas vislumbram no mercado chinês grandes oportunidades.

Atualmente, a China é o maior parceiro comercial do Brasil. A relação comercial entre os dois países movimenta US$ 77 bilhões, desse total, cerca de US$ 14 bilhões são do setor agrícola e 80% é do complexo soja. Os compradores chineses importam 22 milhões de toneladas do grão brasileiro.

Para o ex-adido Agrícola Brasileiro na China, Ezequiel Luison, destaca a população do país é de 1,35 bilhão de habitantes, número que representa quase 7 vezes a população brasileira. Já a produção chinesa é estimada em 570 milhões de toneladas. E a tendência é que o consumo por soja e carnes cresça, considerando o poder aquisitivo dos chineses que aumenta a cada dia.

Por outro lado, a produção da China está no limite, conforme explica o ex-adido. “A expectativa é diminuir por vários motivos, um deles é a limitação das áreas cultiváveis e o avanço nas áreas agrícolas, e o modo de agricultura que é manual, pouco tecnificada, fator que prejudica a produção em larga escala, como soja e milho. Então produtos como a oleaginosa têm um futuro promissor no mercado chinês”, afirma.

Além disso, o Ministério da Agricultura do país tem adotado medidas com o objetivo de aumentar a produção de alimentos, especialmente, no setor de carnes. Situação que demandaria mais importações de insumos, principalmente, a soja. 

A China também se mostrado interessada em comprar milho do Brasil, e por isso, há dois anos tenta estabelecer um protocolo. A nação asiática começou a importar o cereal nos últimos dois anos, somente em 2012 o país comprou mais de 5 milhões de toneladas de milho. A expectativa é que as compras ultrapassem 9 milhões de toneladas este ano.

“O apetite da China é grande, muitos países produtores vislumbram uma grande oportunidade no mercado chinês. Apesar de o mercado estar favorável a diversificação da pauta agrícola vai criar novas oportunidades aos produtores brasileiros também”, acredita Luison.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário