DA REDAÇÃO: Ministra da Casa Civil promete suspender demarcação de terras indígenas no Brasil

Publicado em 22/05/2013 14:09 e atualizado em 22/05/2013 15:59
Brasília: Segundo parlamentar, Ministra da Casa Civil assumiu o compromisso de suspender as demarcações de terras indígenas em todo o país. Mudanças na cúpula na Funai, ainda não foi levada adiante também. Ministro da Fazenda anunciou corte no Orçamento da União, parte desse corte será feito no Ministério da Agricultura, mas ainda não foi definida a área.

O presidente em exercício da frente parlamentar, Luiz Carlos Heinze, afirmou que, há duas semanas, conversou com a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann,quando ela assumiu o compromisso de suspender a demarcação de terras indígenas em todo o Brasil. Existe também promessas de mudanças na cúpula da Funai. No entanto ambos os compromissos ainda não tem data prevista para que realmente sejam colocados em prática.

O encontro que o Vice-presidente da República, Michel Temer, teria com parlamentares para discutir a questão da demarcação de terras indígenas deve ficar para a próxima semana, já que até agora não há nada confirmado na agenda de Temer. Esse adiamento pode vir a ser favorável aos produtores que podem conseguir alguma resposta, ao contrário de mais uma reunião sem soluções. Os produtores rurais devem agora esperar o desdobramento dessa questão no governo.

Na tarde desta quarta-feira (22) o Deputado Heinze foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) em uma reunião com o Ministro Marco Aurélio Melo e também pediu aos demais ministros para que acelerem o julgamento das condicionantes referentes à reserva Raposa Serra do Sol em Roraima. Porém, isso ainda depende da escolha de um novo ministro do STF para ser relator desse processo.

Ainda nesta quarta-feira o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante uma entrevista coletiva, anunciou o corte de R$ 28 bilhões do orçamento da União, sendo que R$ 1,4 bilhão será cortado do Ministério da Agricultura, mas ainda não se sabe em que áreas do ministério esse corte será feito.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • NAVES JOSE BISPO Goiânia - GO

    Boa Noite.

    Infelizmente , quando fui convidado para os últimos eventos em brasília, por mais participativo que eu seja , não me encorajei viajar pouco mais de 150 km, É que ja fui depurado na LUTA, portanto perdi a inocência andando de corredor em corredor, de orgão a orgão. É nos palácios de brasília que fui atuante como deve ser todo bom cidadão, em prol de sua comunidade, de nosso país.

    Exatamente tendo ja passado estas siuações,o que vejo é um filme repetido no engodo de esvaziar as ações através do TEMPO E DO DESGASTE. Agora sai uma tropa de choque e se informa de nossos movimentos, de nossas lideranças.Ë uma tropa de choque vai campo,prometem ministérios,liberam projetos e verbas, ate que tudo se acalme. O Dr Michel temer sabe a anos tudo que se passa no campo, eu fiz isso,entreguei a ele filmes, vídeos, mapas, provas,denúncias capitais, entreguei e ele, a Gleisse Hoffman,Jose Eduardo Cardozo,Luis Inácio Adans,tudo o que precisavam para ver, e entender o Absurdo desta guerra do indigenato TUDO esta a muito tempo em vossas mãos, ma como disse em uma reunião do passado o Dr Temer, isso não é de interesse de nossa Presidenta DILMA. E ponto. Ninguém coloca a CARA,eu não acredito que o farão agora, acredite quem quiser. meu tempo egora e infrutífero e cético.

    TEMOS QUE LUTAR, MAS NÃO ESPEREMOS NADA DESTES QUE ESTÃO AI A FAZER A BARBÁRIE, SE QUISERMOS RESULTADOS, TEMOS SAIR DE NOSSAS CASAS E CERRARMOS DE FATO FILEIRAS Em NOME DE LEGALIDADE e DA JUSTIÇA, CHEGA SERMOS TRATADOS COMO BANDIDOS, NÃO TENHAM VERGONHA DE SEREM PRODUTORES, DE TEREM SEU PEDAÇO TERRA, SEJA ELA 10/20/50/110/1000/5000 OU Mais, se ele for produto do trabalho, se for lícita, E NOSSA.

    SOU BRASILEIRO NATO, NÀO ME SINTO PIOR QUE NENHUM ÍNDIO, NÃO SOU PIOR.PORTANTO CHEGA DE VER UMA POLÍCIA ÁVIDA EM CUMPRIR ORDENS CONTRA NÃO ÍNDIOS , MAS QUE AGACHA ANTE SEUS PARES DA FUNAI, DE JUÍZES QUE SEM CONHECER O CAMPO CHUTA E ESPOLIA DE FORMA LETAL NOSSOS TRABALHADORES, PARA ATENDER AOS SEUS INTERESSES POLÍTICOS E IDEOLÓGICOS MESMO QUE PARA ISSO RASGUEM NOSSAS LEIS E NOSSA CF.

    SEGURANÇA JURÍDICA NO CAMPO JÁ, RESPEITO AOS NÃO INDIOS, E LEI PARA OS ÍNDIOS, QUE HOJE AGEM COMO SE FOSSEM DONOS DO PEDAÇO E NÃO ACONTECE NADA.

    ESTOU PRONTO PRA LUTA DE FATO E INDIGNADO COM ANDAR DO VELHO FILME.

    QUERO VOLTAR A TER ORGULHO DE SER DESTA TERRA, HOJE SOU DEGREDADO E PRONTO, SOU VÍTIMA DE CONFISCO E QUEREM MAIS.

    E NADA ACONTECE NO REINO DA DINAMARCA. APESAR DO CHEIRO.

    0