DA REDAÇÃO: Atraso no plantio e pragas diminuem produtividade do milho safrinha em Balsas (MA)

Publicado em 23/05/2013 16:09 e atualizado em 24/05/2013 09:12 1071 exibições
Milho: Colheita da safrinha deve ter início nas próximas semanas em Balsas (MA) e produtividade deve vir abaixo das expectativas, em torno de 50 sacas/hectare, em função do atraso no plantio e do ataque de pragas nas lavouras. Saca é negociada em torno dos R$22.

A colheita do milho safrinha na região de Balsas (MA) deve ter início nos próximos dias, mas com produtividade menor em relação às expectativas iniciais. O plantio ocorreu com atraso devido à demora da semeadura na primeira safra em função de problemas climáticos.

A área plantada na safrinha caiu de 70 mil para 50 mil hectares e a produtividade média deve ficar em torno das 50 sacas/hectare. De acordo com o vice-presidente do Sindicato Rural de Balsas, Isaías Soldatelli, a expectativa inicial era de produtividade de 80 sacas/hectare, mas além do atraso no cultivo, o ataque de pragas, como a helicoverpa, também prejudicou o desenvolvimento das lavouras. 

A saca de milho no município é negociada a R$22, com margem bem apertada ao produtor. Os negócios também acontecem em ritmo lento, segundo Soldatelli.

 

Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário