DA REDAÇÃO: Moagem avança, mas ATR e preços baixos atrapalham margem da cana-de-açúcar em Piracicaba (SP)

Publicado em 29/05/2013 15:26 e atualizado em 29/05/2013 17:18
Cana-de-açúcar: Moagem avança em Piracicaba (SP), mas preços do açúcar e etanol não oferecem rentabilidade ao produtor. ATR também é baixo, com menos de 130 kg/tonelada. Ainda assim, cana ainda é melhor opção ao produtor ante laranja e pecuária.

A safra de cana-de-açúcar na região de Piracicaba (SP) está avançada em relação ao ano passado. Segundo o presidente da Coplacana, José Coral, o tempo seco em maio garantiu o início da colheita e o processamento, ao contrário do ano passado, quando problemas climáticos atrasaram os trabalhos. 

No entanto, de acordo com Coral, apesar do avanço o rendimento da cana não é bom, com ATR abaixo de 130 kg/tonelada. Em maio, o período sem chuvas prejudicou o desenvolvimento de parte do canavial. 

Os preços também não são bons e só oferecem uma pequena rentabilidade ao produtor que é também proprietário da área. Já o produtor que arrenda área não chega a ter rentabilidade devido aos preços do açúcar e do etanol que trabalham em baixa. Coral explica que apesar da melhora no consumo do etanol, puxado pelos preços mais baixos, a rentabilidade do produtor ainda é pequena, pois os preços não são satisfatórios. Uma saída, segundo ele, seria isentar parcialmente os impostos da venda de etanol, aumentando a competitividade do produto frente à gasolina. 

Laranja e cana-de-açúcar

De acordo com Coral, a rentabilidade da cana-de-açúcar na comparação com a laranja, que passa por um período de crise nos preços, é muito maior. Mas os produtores que têm migrado da cultura são aqueles com pomares mais velhos ou com doenças nas lavouras. 

O presidente da Coplacana afirma ainda que em relação à pecuária, a cana-de-açúcar também apresenta rentabilidade maior e chega a empatar com a margem da soja. 

Clima

Segundo Coral, as previsões climáticas apontam um bom volume de chuvas nas próximas semanas que podem favorecer o desenvolvimento dos canaviais, mas prejudicar o ATR. “Se a gente não tem um bom número de ATR na cana e os preços não estão como deveriam nós perdemos para os dois lados”, avalia. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário