DA REDAÇÃO: Índios Terena invadem mais uma fazenda no Mato Grosso do Sul

Publicado em 31/05/2013 13:14 e atualizado em 31/05/2013 16:46
Em Aquidauana (MS), 500 indígenas terenas invadiram Fazenda Esperança, após anos de convivência pacífica. A princípio o objetivo era fazer um bloqueio na rodovia, mas com a morte do índio ontem (30) em Sidrolândia, os índios resolveram ocupar a propriedade. Os índios reivindicam 33 mil hectares na região.

Nesta sexta-feira (31), em Aquidauana (MS), índios Terena invadiram a fazenda Esperança, da proprietária Miriam Alves Correa. A princípio o objetivo dos índios era bloquear uma rodovia da região, mas como a morte de um dos Terenas ontem (30), na fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS), os índios resolveram acampar na propriedade de Miriam.

A aldeia dos Terena na região tem 6 mil hectares e eles querem uma ampliação de 33 mil hectares. A área já foi definida por antropólogos como indígena, mas no local existem 93 fazendas. A fazenda Esperança foi escolhida para a invasão por preservar mais resquícios dos ancestrais Terena, com um cemitério indígena e vestígios da primeira aldeia.

A convivência entre os proprietários da fazenda e os índios sempre foi pacífica, mas os índios alegam que precisam das terras para plantar. No entanto, Bedson Bezerra, Presidente do Sindicato Rural de Anastácia, cidade próxima a Aquidauana, afirma que as terras são em uma região de pantanal e os produtores criam apenas bezerro para engorda, além dos índios não terem estrutura para iniciar uma plantação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário