DA REDAÇÃO: Índios Terena invadem mais uma fazenda no Mato Grosso do Sul

Publicado em 31/05/2013 13:14 e atualizado em 31/05/2013 16:46 487 exibições
Em Aquidauana (MS), 500 indígenas terenas invadiram Fazenda Esperança, após anos de convivência pacífica. A princípio o objetivo era fazer um bloqueio na rodovia, mas com a morte do índio ontem (30) em Sidrolândia, os índios resolveram ocupar a propriedade. Os índios reivindicam 33 mil hectares na região.

Nesta sexta-feira (31), em Aquidauana (MS), índios Terena invadiram a fazenda Esperança, da proprietária Miriam Alves Correa. A princípio o objetivo dos índios era bloquear uma rodovia da região, mas como a morte de um dos Terenas ontem (30), na fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS), os índios resolveram acampar na propriedade de Miriam.

A aldeia dos Terena na região tem 6 mil hectares e eles querem uma ampliação de 33 mil hectares. A área já foi definida por antropólogos como indígena, mas no local existem 93 fazendas. A fazenda Esperança foi escolhida para a invasão por preservar mais resquícios dos ancestrais Terena, com um cemitério indígena e vestígios da primeira aldeia.

A convivência entre os proprietários da fazenda e os índios sempre foi pacífica, mas os índios alegam que precisam das terras para plantar. No entanto, Bedson Bezerra, Presidente do Sindicato Rural de Anastácia, cidade próxima a Aquidauana, afirma que as terras são em uma região de pantanal e os produtores criam apenas bezerro para engorda, além dos índios não terem estrutura para iniciar uma plantação.

Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário