DA REDAÇÃO: Presidente da Famasul pede intervenção urgente do Governo Federal no estado

Publicado em 03/06/2013 14:46 e atualizado em 03/06/2013 17:36
Presidente da Famasul afirma que produtores não conseguem enxergar solução pacífica para questão indígena e pedem urgente por intervenção Federal para conter os atos de ocupação. Fazendas vêm sendo queimadas e destruídas. Ambiente é de absoluto descontrole, onde estado democrático de direito não é respeitado.

Em Sidrolândia (MS) mais 4 fazendas foram invadidas por índios. O Presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do MS), Eduardo Riedel, diz que está difícil conseguir enxergar uma solução pacífica para o problema, já que os índios estão propensos a invadir e queimar as instalações das propriedades. A situação é de descontrole e o estado democrático de direito não está instalado ou não está sendo respeitado.

Riedel pede com urgência a intervenção do Governo Federal, uma vez que existe na região um grande contingente de índios cometendo atos de vandalismo, ameaçando a vida de outras pessoas e destruindo propriedades particulares: “Nós precisamos da presença de uma força federal que possa conter essas ocupações descontroladas, a legislação brasileira tem que ser cumprida”.

A Presidência da República, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Brasileiro devem se ocupar com mais veemência da questão do MS, onde fazendas estão sendo queimadas e destruídas. “A justiça tem dado a reintegração de posse, então nós temos que ocupar esse território ou então não sabemos o que vai acontecer com essas propriedades e aonde os índios vão parar. Nós precisamos de apoio para que tudo volte ao normal”, diz Riedel.

Até o momento, as fazendas Buriti e Cambará, em Sidrolândia, já foram invadidas e tiveram as suas sedes queimadas. A fazenda Esperança, em Aquidauana também já teve a sua sede invadida.

A Polícia Federal deve executar o novo prazo para reintegração de posse da fazenda Buriti amanhã (4) e a expectativa dos produtores, segundo Riedel, é que a Polícia Federal junto a Polícia Militar do MS execute a reintegração e mantenha um efetivo na região para proteger de vandalismo as demais fazendas que estão sendo invadidas pelos índios.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Roberto Calzolari Nova Canãa do Norte - MT

    A justiça federal acaba de suspender a reintegração das áreas invadidas.

    0