DA REDAÇÃO: Pragas - Produtores devem realizar o monitoramento e fazer a aplicação dos defensivos da maneira correta

Publicado em 03/06/2013 15:07 e atualizado em 03/06/2013 18:08
Doenças como Helicoverpa e Mosca Branca foram vilãs da última safra brasileira. Recomendação é para o produtor não se assustar e não aplicar produto de forma desnecessária. Produtor deve realizar o monitoramento das lavouras para ter certeza da praga e fazer aplicação de maneira correta.

As pragas Helicoverpa Armigera e Mosca Branca causaram preocupações e prejuízos aos produtores rurais brasileiros na última safra. Segundo o pesquisador da Embrapa Soja Londrina (PR), José Renato Faria, as duas doenças mostram o desequilíbrio de manejo das lavouras, onde pragas que não tinham importância no passado e agora causam preocupação maior ao produtor.

Frente a esse cenário, o pesquisador orienta que os produtores não se assustem com a praga e não apliquem os defensivos de forma desnecessária. “O produtor deve fazer o monitoramento das plantações para ter certeza da doença e aplicar o produto de maneira correta”, afirma.

Dessa forma, os agricultores podem evitar outros desequilíbrios e ocasionar mais prejuízos, conforme destaca o pesquisador. “Os produtores rurais devem estar atentos e realizar o monitoramento, a helicoverpa não é fácil de identificar, uma vez que os danos causados são semelhantes aos de outras pragas”, ratifica Faria. 

Ainda na visão do pesquisador, outra praga que merece ser destaca é o percevejo que também tem atacado as lavouras de soja em várias regiões produtoras do país. Assim como, o ataque de ácaros que causa preocupação aos produtores. “Além disso, os agricultores devem realizar o controle de forma adequada, para evitar o surgimento da resistência das pragas, antes de se tornar importante”, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário