DA REDAÇÃO: Helicoverpa – Produtores devem estar atentos e realizar o monitoramento das lavouras

Publicado em 04/06/2013 14:11 e atualizado em 04/06/2013 15:44
Helicoverpa: Produtor precisa estar atento à praga, mas manter a calma, pois Helicoverpa não é maior do que problemas como percevejos e outras pragas. A maior preocupação é com o desconhecimento de como fazer o manejo. É necessário fazer contagem de insetos para saber a quantidade e, após isso, aplicar o inseticida.

O ataque da Helicoverpa Armigera nas lavouras do país tem preocupado e gerado prejuízos aos produtores rurais. Segundo o pesquisador da Embrapa Soja de Londrina (PR), Adeney de Freitas Bueno, os agricultores devem estar atentos à praga e manter a calma.

“A lagarta não é maior do outras pragas como o percevejo e outras doenças. Os percevejos sugam as sementes da soja, e é uma praga de difícil controle até pela pouca quantidade de inseticidas registrados. Para a helicoverpa não há inseticidas registrados no momento, mas em breve teremos novidade em relação ao manejo que serão divulgadas aos produtores”, explica Bueno.

Por outro lado, a helicoverpa ainda causa mais preocupações aos produtores, uma vez que é uma praga recente no país.  Diante desse cenário, a orientação é que os agricultores façam o monitoramento das lavoras, pois somente dessa forma saberá o momento correto para aplicar o inseticida. No site da Embrapa Soja há um documento oficial com as principais informações sobre o manejo emergencial da lagarta que ataca várias culturas.

Além disso, o pesquisador ainda orienta que os produtores não apliquem o inseticida com o objetivo de uma ação preventiva, porém o controle de pragas é sempre curativo. Os agricultores devem detectar, identificar a praga e utilizar o defensivo.

“Os produtores devem também saber separar as variedades da lagarta, é importante que não confundam as lagartas, pois cada praga exige um inseticida específico”, afirma Bueno.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário