DA REDAÇÃO: Helicoverpa – Produtores devem estar atentos e realizar o monitoramento das lavouras

Publicado em 04/06/2013 14:11 e atualizado em 04/06/2013 15:44 851 exibições
Helicoverpa: Produtor precisa estar atento à praga, mas manter a calma, pois Helicoverpa não é maior do que problemas como percevejos e outras pragas. A maior preocupação é com o desconhecimento de como fazer o manejo. É necessário fazer contagem de insetos para saber a quantidade e, após isso, aplicar o inseticida.

O ataque da Helicoverpa Armigera nas lavouras do país tem preocupado e gerado prejuízos aos produtores rurais. Segundo o pesquisador da Embrapa Soja de Londrina (PR), Adeney de Freitas Bueno, os agricultores devem estar atentos à praga e manter a calma.

“A lagarta não é maior do outras pragas como o percevejo e outras doenças. Os percevejos sugam as sementes da soja, e é uma praga de difícil controle até pela pouca quantidade de inseticidas registrados. Para a helicoverpa não há inseticidas registrados no momento, mas em breve teremos novidade em relação ao manejo que serão divulgadas aos produtores”, explica Bueno.

Por outro lado, a helicoverpa ainda causa mais preocupações aos produtores, uma vez que é uma praga recente no país.  Diante desse cenário, a orientação é que os agricultores façam o monitoramento das lavoras, pois somente dessa forma saberá o momento correto para aplicar o inseticida. No site da Embrapa Soja há um documento oficial com as principais informações sobre o manejo emergencial da lagarta que ataca várias culturas.

Além disso, o pesquisador ainda orienta que os produtores não apliquem o inseticida com o objetivo de uma ação preventiva, porém o controle de pragas é sempre curativo. Os agricultores devem detectar, identificar a praga e utilizar o defensivo.

“Os produtores devem também saber separar as variedades da lagarta, é importante que não confundam as lagartas, pois cada praga exige um inseticida específico”, afirma Bueno.

Por:
João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário