DA REDAÇÃO: Produtores rurais do MS se mobilizam para impedir novas invasões indígenas

Publicado em 06/06/2013 09:46 e atualizado em 06/06/2013 16:46
Produtores da região de Sidrolândia, no MS, se mobilizam para impedir novas invasões indígenas e organizam a possibilidade de uma retomada das terras. Fazendas estariam sendo depredadas, saqueadas e, em alguns casos, gados de elite para exposições teriam sido abatidos pelos índios.

A ordem de reintegração de posse da fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS) foi suspensa. A decisão é da justiça federal do estado. Na região o clima continua tenso e o risco de conflito é iminente. Produtores rurais já começaram a se organizar para evitar novas invasões.

Um dia após o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciar o envio de efetivo da força nacional para manter o controle na região, os produtores rurais começaram a se reunir na fazenda Furna da Estrela, com a intenção de tomar alguma atitude. “Os índios rasgam decisões judiciais, pisam em cima e como fica isso? Se for possível nós vamos fazer a retomada dessas áreas porque tem gado sendo lesado e não vamos deixar por conta porque hoje o país está desmoralizando o poder judiciário”, diz Haroldo Corrêa Júnior, proprietário da fazenda Furna da Estrela.

A expectativa é que durante esta quinta-feira cerca de 600 produtores passem pela fazenda. Cerca de 50 pessoas já se dividem em pequenos grupos para tentar retirar os animais das propriedades tomadas pelos indígenas.

Dados da Federação da Agricultura e Pecuária do MS mostram que há 65 fazendas invadidas em todo o estado. Segundo os produtores rurais, 18 dessas propriedades estão na região que envolve os municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, e, em pelo menos 5 delas, há registro de danos materiais. “Temos notícias que boa parte da fazenda foi incendiada e saqueada, sendo que na sede ocorreu o menor prejuízo, já as casas dos funcionários viraram um monte de carvão”, afirma Valério Vani, proprietário da fazenda Cambará.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Rodrigo Assis e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário