DA REDAÇÃO: Vazio sanitário pode contribuir no combate a pragas

Helicoverpa: Vazio sanitário também pode contribuir no combate a lagarta. Os agricultores devem estar atentos às determinações de cada estado. Além disso, os produtores devem fiscalizar o campo para verificar a presença de pragas durante o período de entressafra.
Publicado em 06/06/2013 14:18 | Atualizado em 06/06/2013 17:47

Com o período de entressafra o vazio sanitário da soja foi instituído pensando no controle da ferrugem asiática. Porém, esse vazio pode ser muito útil para o controle de diversas outras pragas da soja, entres elas as lagartas, como a Helicoverpa, e também para o controle de outras doenças que dependem da soja no campo para se desenvolver. O agricultor deve ficar atento para seguir as determinações de cada estado no combate as pragas.

Já para o feijão, uma cultura que apresenta períodos diferentes da soja, fazer algumas determinações do vazio sanitário, pode ser uma tarefa mais difícil. Segundo o Pesquisador da Embrapa, Rafael Moreira Soares, para a soja, devido ao tamanho da área cultivada, o vazio sanitário pode ser mais eficiente.

A recomendação aos agricultores é que fiquem atentos a presença de plantas voluntárias presentes na área das lavouras, não só de soja, mas de outras culturas também, já que, independente de uma legislação, o produtor pode fiscalizar o próprio campo para eliminar plantas voluntárias e verificar a presença de pragas durante a entressafra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário