DA REDAÇÃO: Agricultores do Paraná irão participar da mobilização nacional na próxima sexta-feira (14)

Publicado em 12/06/2013 13:18 e atualizado em 12/06/2013 16:47
Estado do Paraná também participará da mobilização nacional na próxima sexta-feira (14). Movimento será intenso no oeste do estado, que é uma região com grande volume de indígenas trazidos do Paraguai. Em Umuarama (PR) a Funai pretende demarcar área em que não há índios.

Produtores rurais do Paraná estão mobilizados pela Federação da Agricultura do estado para participar da paralisação nacional na próxima sexta-feira (14). No oeste do estado, onde os agricultores estão receosos devido ao volume de indígenas no local, haverá uma mobilização. Muitos produtores paranaenses também irão a Campo Grande (MS), onde o movimento será forte.

Ainda no Paraná, na cidade de Umuarama, a Funai pretende criar uma reserva indígena em uma área onde há mais de 50 anos não vive nenhum índio. A área abrange 14 mil hectares de terras produtivas e iria desalojar mil pessoas que vivem no local. “A função da Funai é proteger os indígenas, mas não se pode esquecer das demais pessoas, que também são brasileiros nativos. A Fundação atua de forma unilateral e afronta o direito de propriedade” afirma o Deputado Federal (PMDB/PR), Osmar Serraglio. O Deputado é o relator da PEC 215, que pretende tirar o poder da Funai de decidir sozinha sobre as demarcações de terras indígenas no Brasil.

A Agência Câmara de Notícias divulgou nesta quarta-feira que o Secretário Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, foi convocado pela Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para prestar esclarecimento sobre todo o processo que envolve as demarcações de terras indígenas no Brasil. No entanto, a audiência ainda não tem data marcada. Sobre isso o Deputado Serraglio afirmou que, finalmente, o governo se conscientizou quanto a essa questão e, agora, começou a tomar providências.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário