DA REDAÇÃO: Logística - Custos com frete representam até 50% do valor do produto
A ineficiente logística brasileira tem comprometido parte da renda dos produtores rurais nesta safra. De 2012 para este ano, houve um aumento de 30% nos custos da logística. Segundo o especialista em agronegócio, Marcos Jank, enquanto não houver investimentos necessários, os preços dos produtos deverão subir toda vez que o país produzir uma superssafra.
Além disso, o incremento em cerca de 3 milhões de hectares cultivados com soja nesta temporada reflete na logística do país. Atualmente, os custos com frete já representam entre 30% a 50% do valor do produto, preço mais alto do que o registrado em outros países.
“A realidade nos países ricos é de 10% a 15% do que o produto vale. O caso mais dramático que temos, neste momento, é o do milho do MT, que para trazer para os portos do Sul do país custam em torno de 50% do valor do produto”, afirma o especialista.
Cerca de 60% da produção do país é exportada pelos Portos de Santos e Paranaguá. Diante desse cenário, o especialista sinaliza que é preciso segurança jurídica para que haja investimentos privados na logística do país. E as alterações nas regras das ferrovias e a MP dos Portos são fundamentais que os investimentos aconteçam, destaca Jank.
“Os embarques dos produtos pelos portos do Norte do país também seria uma solução, uma vez que iria desafogar os portos do Sul”, acredita o especialista.
Já em relação às manifestações que acontecem por todo o país, o especialista diz que podem refletir nas eleições de 2014 e abrir espaço para debates intensos. “Acho que se a agricultura souber se organizar irá participar ativamente dos debates. A situação depende de mais organização por parte dos produtores e do Governo para lidar com a questão”, finaliza Jank.
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família