DA REDAÇÃO: USDA divulga novo relatório amanhã (28) e expectativa é de aumento na área de plantio da soja

Publicado em 27/06/2013 19:03 e atualizado em 27/06/2013 19:49
Soja: Em mais uma sessão volátil, mercados terminam em campos mistos em Chicago. Investidores se posicionam cautelosas antes de um importante relatório do USDA a ser divulgado nesta sexta-feira (28). Expectativa é de aumento para a área da soja e diminuição para o milho.

 

Nesta próxima sexta-feira (28) o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) divulga um novo relatório, dessa vez com a efetiva área plantada no país, ao contrário do último relatório de março, que mostrava apenas uma referência da intenção de plantio.

De acordo com o analista de mercado, Flávio França Júnior, a expectativa é que o número da área de plantio da soja seja maior em relação ao anterior e do milho menor, em função dos problemas com excesso de umidade: “Com a expectativa de uma área maior para a soja e a recente melhora no clima dos EUA, o cenário de preços para a nova safra é negativo”.

Porém, a demanda continua firme, hoje o USDA reportou a venda de 451 mil toneladas de soja da safra nova, sendo 360 mil apenas para a China. No entanto, Flávio afirma que em 2014, com uma área de plantio maior nos EUA e, possivelmente, também na América do Sul, se não ocorrer problemas climáticos, a safra será cheia e mesmo com uma demanda firme os preços não vão conseguir manter os patamares elevados do ano passado e de boa parte deste ano.

“A previsão para a temporada 2014 é de preços entre US$ 12,00 e US$ 13,00 por bushel, o que, se comparado aos últimos 5 anos, ainda está na média histórica, mas é inferior aos níveis atuais”, diz Flávio.

Já para a safra velha o mercado não deve cair devido à falta de estoque nos EUA. Até agosto os preços ficarão altos e o produtor pode ainda vender em um nível razoável.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário