DA REDAÇÃO: Em Mandaguari (PR), 20% das lavouras de café devem ser prejudicadas pela geada

Publicado em 24/07/2013 13:00 e atualizado em 24/07/2013 14:59
567 exibições
Café: Em Mandaguari (PR) há muita preocupação entre os cafeicultores. Geada ocorreu, mas nebulosidade não foi tão intensa quanto o esperado. Termômetros registraram -3ºC. Segundo engenheiro agrônomo haverá apenas 20% de danos, pois geada não chegou ao tronco e apenas as folhas foram queimadas. Ainda há risco de outras geadas para a região nos próximos dias.

Na região de Mandaguari (PR), a geada na madrugada desta quarta-feira (24) não foi tão intensa devido à nebulosidade, apesar dos termômetros registrarem -3°C às 5h.

Segundo o Engenheiro Agrônomo, Roberval Simões Rodrigues, a geada não afetou o tronco das plantas e apenas as folhas foram queimadas. Com isso, cerca de 20% da lavoura deverá ser prejudicada. Porém, ainda há previsões de geada para a madrugada desta próxima quinta-feira (25), quando as lavouras estarão mais suscetíveis ao frio e o prejuízo pode aumentar.

O preço do café está muito baixo e os produtores já têm dificuldade para se manter na atividade, com a ocorrência de geadas a situação fica cada vez pior. Rodrigues afirma que o café no Paraná vem sendo trocado pela soja, e, por isso, o estado não representa uma grande quantidade no total produzido no Brasil: “Nós esperamos que o preço do café reaja frente aos danos causados pelo frio, mas isso deverá acontecer apenas se as geadas ocorrerem também em São Paulo (SP) ou em Minas Gerais (MG)”.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário