DA REDAÇÃO: Região oeste do Paraná é totalmente prejudicada pelas geadas

Publicado em 24/07/2013 19:08 e atualizado em 24/07/2013 19:46
934 exibições
Trigo: Geada desta madrugada comprometeu quase que a totalidade da produção do oeste do Paraná. Em Toledo, o frio intenso completou os prejuízos que já haviam sido causados pelas últimas chuvas.

Em todo o oeste do Paraná a geada foi forte e trouxe prejuízos para a agricultura. Na região de Toledo, as pastagens e as lavouras de trigo foram as mais danificadas.

O trigo já havia sofrido com a chuva e agora a geada terminou de devastar a produção que terá uma perda de praticamente 100%. A geada na fase de floração do trigo aborta a flor e a produção é totalmente perdida. Segundo o produtor rural, Milton Bernard, a expectativa de preços era favorável para a cultura e os produtores terão que arcar com o prejuízo após as perdas.

A região de Toledo é uma grande produtora de leite e, com as geadas, o agricultor que não se protegeu fazendo feno teve as suas pastagens devastadas, o que também influenciará na produção de leite.

Já as lavouras de milho não foram prejudicadas pela geada, uma vez que a safra já está sendo colhida. No entanto, anteriormente, cerca de 30% da produção de milho safrinha havia sido danificada pelas chuvas e os produtores não conseguem entregar esse milho devido à qualidade ruim. “Quando acontece um problema desses falta seguro agrícola para ajudar o produtor que não conseguirá mais comercializar esse milho de qualidade inferior”, completa Bernard.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário