DA REDAÇÃO: Qualidade do arroz é importante para comercialização

Publicado em 25/07/2013 13:28 e atualizado em 25/07/2013 17:16
258 exibições
Armazenagem: Qualidade do arroz é imprescindível na hora da comercialização. Agricultor tem que produzir um arroz de qualidade, com boas práticas de cultivo e colheita, que deve ser feita no ponto certo e com, no máximo, 23% de umidade. Para qualidade ser mantida, agricultor precisa ter um fluxo de equipamentos que permita que este arroz transite com boa qualidade.

A qualidade do arroz é fundamental na hora da comercialização para o consumidor final, por isso os sacos que embalam o arroz são transparentes. Além disso, o grão é classificado por tipo, tamanho e quantidade de quebrados.

A qualidade do arroz é produzida no campo, uma vez que não é possível aprimorá-lo, posteriormente, com máquinas ou equipamentos. O Engenheiro Agrônomo, Armando Portas, diz que para a produção de arroz é importante a variedade utilizada, as práticas de cultivo, a existência ou não de pragas durante a safra e até a forma como a colheita é realizada, uma vez que ela pode afetar a qualidade do arroz.

O grão tem que ser colhido com, no máximo, 23% de umidade e com máquinas previamente limpas. O transporte também precisa ser realizado em caminhões limpos para se fazer a pré-limpeza e a secagem, o que não pode ultrapassar 24 horas.

Para o produtor conseguir manter a qualidade do arroz adquirida no campo é necessário um fluxo de equipamentos para que esse grão transite usando todos os parâmetros técnicos necessários para se obter um bom produto final.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário