DA REDAÇÃO: Qualidade do arroz é importante para comercialização

Publicado em 25/07/2013 13:28 e atualizado em 25/07/2013 17:16
Armazenagem: Qualidade do arroz é imprescindível na hora da comercialização. Agricultor tem que produzir um arroz de qualidade, com boas práticas de cultivo e colheita, que deve ser feita no ponto certo e com, no máximo, 23% de umidade. Para qualidade ser mantida, agricultor precisa ter um fluxo de equipamentos que permita que este arroz transite com boa qualidade.

A qualidade do arroz é fundamental na hora da comercialização para o consumidor final, por isso os sacos que embalam o arroz são transparentes. Além disso, o grão é classificado por tipo, tamanho e quantidade de quebrados.

A qualidade do arroz é produzida no campo, uma vez que não é possível aprimorá-lo, posteriormente, com máquinas ou equipamentos. O Engenheiro Agrônomo, Armando Portas, diz que para a produção de arroz é importante a variedade utilizada, as práticas de cultivo, a existência ou não de pragas durante a safra e até a forma como a colheita é realizada, uma vez que ela pode afetar a qualidade do arroz.

O grão tem que ser colhido com, no máximo, 23% de umidade e com máquinas previamente limpas. O transporte também precisa ser realizado em caminhões limpos para se fazer a pré-limpeza e a secagem, o que não pode ultrapassar 24 horas.

Para o produtor conseguir manter a qualidade do arroz adquirida no campo é necessário um fluxo de equipamentos para que esse grão transite usando todos os parâmetros técnicos necessários para se obter um bom produto final.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário