DA REDAÇÃO: Presidente do Sindicato Rural de Sorriso (MT) diz que acordo com Monsanto é favorável aos produtores

Publicado em 26/07/2013 17:28 e atualizado em 26/07/2013 19:36
Royalties: Sindicato de Sorriso em MT assina acordo com Monsanto e concorda que desconto dado por multinacional cobre valor pago indevidamente por tecnologia RR1 a partir de 2010. Mas o presidente da entidade lembra que apesar de acordo sobre cobrança na moega não ter sido finalizado questão continuará sendo discutida.

O Sindicato Rural de Sorriso (MT) foi um dos 47 sindicatos do estado que fecharam acordo com a Monsanto a respeito dos royalties da soja. Após uma ampla discussão junto a Famato e a Aprosoja MT, os produtores associados de Sorriso também resolveram fazer o acordo, assim como os demais sindicatos.

De acordo com Laércio Pedro Lenz, Presidente do Sindicato Rural de Sorriso, esse acordo irá simplificar para os produtores o pagamento dos royalties da soja RR2 Intacta: “A cobrança agora será sem boleto e o valor dos royalties não estará mais incluso no preço da semente, as notas virão especificando quanto é o preço da semente e do royalty separadamente. Além disso, com o acordo haverá um bônus em torno de 20 reais por saca de semente na compra da soja Intacta durante os próximos 4 anos, com isso a Monsanto estaria devolvendo os valores cobrados indevidamente pelos royalties da soja RR1. Apenas a discussão sobre a cobrança da moega não foi resolvida e a multinacional junto aos produtores, a Famato e a Aprosoja MT continuarão negociando até julho de 2015, para encontrar uma solução favorável aos dois lados”.

Sobre a diferença dos valores pagos pelos royalties da soja RR1 em comparação com o desconto dado para a soja Intacta, Láercio afirma que os produtores terão que experimentar a nova tecnologia e perceber se ela realmente traz os benefícios apresentados pela Monsanto, como maior produtividade. Se isso não ocorrer, os produtores devem parar de comprar essa soja e a empresa, consequentemente, terá que diminuir os preços e se adequar ao mercado, caso contrário, se os benefícios prometidos trouxerem resultado, o preço estipulado no acordo será justo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • José Carlos Dias do Prado Sinop - MT

    Boa tarde a todos...Por favor gostaria de ser informado se há uma relação dos sindicatos que não aceitaram o acordo com a Monsanto RR2 Intacta.

    Qual Municipio?

    0
  • Lindalvo José Teixeira Marialva - PR

    Somos grato à Monsanto pela descoberta da RR e pela RR2, não discutimos os benefícios, no entanto, reconhecemos que pagamos BEM pela tecnologia e por longos 20 anos. Tenho dúvidas sobre os reais benefícios da RR2, com helicoverpa e outras, não sei o tamanho do benefício. Temos os ácaros e percevejos. Enfim, R$115,00/ha de royalties na RR2 é caro. Temos que receber de volta o que foi pago após o ano de 2010.

    0
  • roberto carlos maurer Almirante Tamandaré do Sul - RS

    PESSOAL NÃO QUERO ENTRAR NO DEBATE SOBRE A SOJA INTACTA SE FUNCIONA OU NÃO, VOU ME ATER SOMENTE A RR.ME LEMBRO QUANDO TINHA DE ENTRAR VARIAS VEZES NA LAVOURA PARA "TENTAR" LIMPAR AS PLANTAS DANINHAS E SEMPRE ERA UM TÉDIO,POIS NECESSITAVA DE VÁRIOS PRODUTOS UM PARA CADA TIPO DE INVASORA,BOM TODO AGRICULTOR SABE DISSO, QUERO ME ATER ROYALTY,SEMPRE PAGUEI E CONTINUARIA PAGANDO SE FOSSE O CASO PARA CONTINUAR USANDO A TECNOLOGIA, NÃO QUERO DE MANEIRA NENHUMA VOLTAR A PLANTAR CONVENCIONAL SALVO SE ME PAGASSEM MUITO BEM,NÃO ME SINTO ROUBADO PELA MONSANTO,MAS SE É DE DIREITO MEU NÃO PAGAR MAIS TUDO BEM.SOBRE A SOJA INTACTA VOU EXPERIMENTAR ESTE ANO E SOBRE MEU "JULGAMENTO"PASSAREI A USAR OU NÃO,POIS ESTAMOS NUMA DEMOCRACIA NINGUÉM NUNCA ME OBRIGOU A PLANTAR TIPO NENHUM E NOS AQUI DO SUL FOMOS BUSCAR LONGE ESTA SEMENTE CORRENDO O RISCO DE SER PRESO E LUTAMOS E PROTESTAMOS PARA CONSEGUIR PLANTAR E USAR ESTA TECNOLOGIA,QUANTO A O ADVOGADO QUE ESTIMULA OS AGRICULTORES A ENTRAR NA JUSTIÇA ELE ESTA CERTO, POIS ESTA DEFENDENDO SUA LAVOURA É DOS CONFLITOS QUE VIVEM OS ADVOGADOS E ESTES MESMOS É QUEM NOS DEFENDEM E NOS CONDENAM.PENSO ASSIM QUEM QUISER PLANTAR SOJA ORGANICO,QUE PLANTE OU CONVENCIONAL ENTÃO RR E PORQUE NÃO O INTACTA, SE VALE A PENA? SE TEM MERCADO?E QUEM QUISER ENTRAR NA JUSTIÇA, QUE ENTRE,E SE GANHAR, QUE BOM.SOMENTE TEMOS QUE TER "COERÊNCIA"E "SABEDORIA".

    0
  • Ronaldo Zanon Canarana - MT

    e quem não plantar intacta como recebera o valor devido pela Monsanto??

    0