DA REDAÇÃO: Há dois anos, propriedade em Barreiras (BA) está invadida pelo MST
Há dois anos, a propriedade rural do agricultor, Paulo Roberto Haehner, foi invadida por um grupo do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). O conflito teve início em maio de 2011, quando os representantes do movimento ocuparam a terra, alegando que a área, localizada em Barreiras (BA), seria improdutiva.
Por outro lado, o produtor destaca que estava esperando uma liberação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), para realizar o desmatamento da área de cerca de 314 hectares. “Eu quis trabalhar, fazer a coisa dentro da lei para não criar atrito, outros produtores que não fizeram da mesma forma foram anistiados, porém eu acabei tendo um problema maior”, diz o proprietário.
Entretanto, cerca de 50 a 60 hectares da área já foi desmatada pelos representantes do movimento para que fossem feitas construções no local. A propriedade já teve a reintegração de posse determinada, mas a medida não foi cumprida.
“Já comprovei tudo na justiça. Inclusive, ganhei do Governo do Estado um documento afirmando que eu sou o legítimo proprietário da área. Porém estou a dois anos tentando pegar essa propriedade de volta. Não recebemos nenhuma proposta concreta e essa situação nos deixa desgastados”, afirma Haehner.
A expectativa é que o impasse seja resolvido até o final de novembro deste ano. “Queremos passar o final de ano com essa pendência resolvida. Não existe nenhuma negociação, não temos nada de concreto, apenas conversas. Porém os meus papeis, meus documentos são verdadeiros”, ressalta produtor.
1 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR
Onde estão as entidades representativas que tem a missão de defender o produtor rural?