DA REDAÇÃO: Preços internos tem tendência positiva, mesmo com quedas em Chicago

Publicado em 30/07/2013 19:02 e atualizado em 30/07/2013 19:49
Soja: Embora as cotações despenquem em Chicago, tendência para os preços internos brasileiros é muito positivo. Esmagadoras devem manter processamento interno aquecido, enquanto os estoques não serão suficientes para atender a demanda até a entrada da nova safra em meados de fevereiro.

Em mais um pregão de fortes quedas, a soja amargou perdas entre 17 e 23 ponto na Bolsa de Chicago nesta terça-feira (30). As boas condições climáticas nos Estados Unidos foram o principal fator de pressão para os preços. Segundo analistas, o mercado já é totalmente climático nesse momento e sente o impacto negativo das boas expectativas para a nova safra norte-americana. 

No entanto, para o mercado brasileiro, o consultor de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, afirma que a tendência para os preços safra velha é muito positiva. Segundo ele, o quadro de oferta e demanda é crescente e se assemelha ao que aconteceu no mercado interno norte-americano, quando a oferta estava insuficiente para atender o consumo das esmagadoras do país.

Visto que o Brasil colheu uma safra de pouco mais de 81 milhões de toneladas, supriu boa parte da escassez mundial de soja e a atendeu o consumo interno, soma em seus estoques de passagem cerca de 10 milhões de toneladas de oleaginosa ainda, volume considerado insuficiente para atender a crescente demanda das indústrias processadoras do Brasil até a entrada da nova safra 2013/14 no mercado, em meados de fevereiro.

Brandalizze calcula que as esmagadoras brasileiras precisam de 2,5 milhões de toneladas por mês para atender o processamento da soja e já em dezembro, os estoques nacionais estarão praticamente nulos. É possível que o Brasil precise inclusive importar soja dos Estados Unidos, mas somente depois de novembro, quando o produto enfim chega ao mercado mundial. 

Esse cenário irá, portanto, favorecer muito os preços internos do grão, além de impulsionar os valores para o milho. O cereal enxerga um mercado muito pressionado neste segundo semestre diante da super produção da safrinha mas, com a realização de leilões para escoamento do governo e uma demanda muito aquecida para a produção de ração animal, as cotações também devem ser elevadas e suficientes para cobrir os custos da produção.

Assim, o consultor aconselha o produtor brasileiro a comercializar o que acumulado da safra velha compassadamente, fazendo médias para garantir lucros com os preços internacionais e, já que está capitalizado, aguardar novidades do mercado.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário