DA REDAÇÃO: Medidas do governo para a cafeicultura devem melhorar preços para a próxima safra

Publicado em 05/08/2013 13:13 e atualizado em 05/08/2013 17:40
330 exibições
Café: Em Guaranésia (MG), produtores já venderam boa parte da produção a preços baixos. Como a colheita teve início em maio, cafeicultores precisam de medidas do Governo Federal com urgência para tentar melhorar a situação da cafeicultura no próximo ano.

Nesta segunda-feira (5), o governo deve liberar cerca de 6 bilhões de reais para apoiar o setor da cafeicultura. Desse recurso, 3 bilhões de reais serão destinados a garantir contratos de opções para o café com o objetivo de enxugar o mercado em 3 milhões de sacas. O restante do recurso será para cumprir medidas prometidas no último ano.

“Há 4 anos o preço do café não está tão baixo como nesse momento e esses recursos estão saindo muito tarde, uma vez que a colheita do café começa em maio e a essa altura os produtores já venderam grande parte da safra para conseguir realizar a colheita, com isso os estoques estão pequenos”, afirma a Presidente do Sindicato Rural de Guaranésia (MG), Cristina Ribeiro do Vale.

Segundo Cristina os cafeicultores precisam desses recursos com urgência para os preços do grão subirem e melhorarem a situação dos produtores para a próxima safra, já que este ano as medidas vieram aquém do prazo esperado.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário