DA REDAÇÃO: Lavouras do Paraná devem ter grandes perdas de produtividade após geadas

Publicado em 07/08/2013 13:58 e atualizado em 07/08/2013 16:45
Geadas: Levantamento de perdas no estado do PR por conta das geadas do final de julho está sendo concluído nesta semana, de acordo com chefe do Departamento de Economia Rural. Clima extremamente chuvoso também trouxe problemas às produções. Estima-se que perdas foram significativas em café e trigo.

As lavouras do Paraná (PR) foram bastante atingidas com as geadas do final de junho. No entanto, ainda não se sabe o volume total das perdas, mas a Secretaria da Agricultura do estado por meio do Departamento da Economia Rural (Deral) está realizando um levantamento de campo que deve ser divulgado na próxima semana.

“São mais de 50 técnicos trabalhando junto aos produtores, cooperativas e entidades para fazer o levantamento da forma mais precisa possível. O mercado hoje está nervoso para o trigo e para o café, que devem ter perdas significativas após as geadas, principalmente no oeste do PR, e também para o milho safrinha, que tem uma produção estimada em 10 milhões de toneladas e enfrentou problemas não só com as geadas da última semana, mas também com o clima extremamente chuvoso no mês de junho, o que prejudicou muito a qualidade do grão”, afirma o Diretor do Deral, Francisco Carlo Simioni.

Os números do Deral para as perdas no Paraná ainda não estão fechados, mas Simioni diz que a expectativa é que as produções de café e trigo tenham cerca de 40% de perdas dos níveis de produtividade para o próximo ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário