DA REDAÇÃO: Clima – Nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (8)

Publicado em 08/08/2013 14:07 e atualizado em 08/08/2013 16:55
Clima: Confira a previsão do tempo para as principais regiões produtoras do país. Acompanhe a participação de produtores com perguntas sobre o comportamento climático por todo o Brasil.

A chegada de uma nova frente fria já ocasiona chuvas no estado do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (8). As precipitações devem ficar concentradas no estado e ainda não atingem os estados de Santa Catarina e Paraná. Na parte central do país o tempo permanece seco sob influência de uma massa de ar seco, assim como no interior do Nordeste.

Já nesta sexta-feira (9), a frente fria avança e deve causar precipitações no Sul e Oeste do PR e em grande parte de SC. Entretanto, o volume não deve ser tão significativo quando no estado gaúcho. A meteorologista da Somar Meteorologia, Desirée Brandt, o volume de chuvas entre esta quinta e sexta-feira, as primeiras pancadas devem ser acompanhadas de ventos fortes e risco para queda de granizo em algumas localidades. 

“Em relação ao volume de chuvas esperado é em torno de 80 mm, especialmente, entre o Norte gaúcho e a região serrana de SC. Nas outras áreas do sul do país, no PR, a expectativa de chuvas para os próximos dias, mas o volume não será intenso”, afirma a meteorologista. 

No Paraná, as chuvas serão bem vindas, já que o tempo, principalmente no interior do estado, está seco. Por outro lado, deve atrapalhar a colheita do milho safrinha, que apresenta problemas na qualidade em função do excesso de precipitações na última quinzena do mês de junho. 

Já no Nordeste, chove apenas ao longo da costa e no extremo Norte do país. As previsões climáticas indicam que a frente fria chega ao estado de São Paulo no próximo domingo (11). Entretanto, o sistema deverá ocasionar chuvas apenas no centro e leste do estado e nas áreas mais próximas ao estado do PR. No interior no estado, não há previsão de precipitações, assim como, em Minas Gerais. 

“Em MG, deve continuar com o tempo seco, vem frio nos próximos dias, temperaturas baixas, mas não existe possibilidade de gear no sul do estado. No Sul do país pode gear na semana que vem, mas deve ser algo isolado”, destaca Desirée.

Palotina (PR) – Somente nas últimas semanas de junho as precipitações ultrapassaram 300 mm na região. Há previsão de chuvas para os próximos dias, mas não deve ser volumes elevados. No domingo, com a chegada de uma massa de ar frio, as temperaturas devem cair e chegar a 4ºC. “Pode dar uma geada, porém de forma localizada. Depois a massa deve perder força e o risco de geada diminui, já que a temperatura deve ficar em 7ºC”, ressalta a meteorologista. 

EUA – Ainda de acordo com a meteorologista, já falta água, especialmente nas áreas mais ao norte do cinturão produtor norte-americano. Para os próximos 15 dias, a chance de chuvas em volumes satisfatórios é pequena, e somente depois do dia 20 de agosto existe a possibilidade de chuvas nessas áreas. No entanto, as precipitações devem ser localizadas e com baixo volume acumulado, conforme sinaliza a meteorologista. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário