DA REDAÇÃO: Clima – Nova frente fria chega à região Sul do país e há possibilidade de geadas em algumas regiões

Publicado em 09/08/2013 14:11 e atualizado em 09/08/2013 18:06
Clima: Confira a previsão do tempo para as principais regiões produtoras do país. Acompanhe a participação de produtores com perguntas sobre o comportamento climático por todo o Brasil.

A nova frente fria que está no Sul do país, provoca chuvas nesta sexta-feira (9) nos três estados da região. No final de semana o evento chega ao Sudeste, mas de forma enfraquecida e deve passar mais pela costa da região. No Sudeste, ainda não há previsão de grandes acumulados de chuvas.

Ao longo desta sexta-feira, as temperaturas devem baixar no Rio Grande do Sul, já nas outras áreas da região é no final de semana que as temperaturas entram em declínio, conforme explica a meteorologista da Somar Meteorologia, Desirée Brandt. 

Em contrapartida, na região Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste e parte do Norte do país o tempo permanece firme com a massa de ar seco. A nebulosidade entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, não deve provocar chuvas.

As precipitações serão registradas neste sábado (10), na região Sul de SP, mas somente no final do dia. Já no RS, poderá chover a qualquer momento entre o Norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná. Também deve chover no Sul do MS. As chuvas no PR preocupam os produtores que estão colhendo o milho safrinha. 

“São previstos sem volume de chuvas cerca de 130 mm entre hoje e os próximos dias entre o Norte gaúcho, SC e Leste e Sul do PR. O Oeste do PR não deve registrar chuvas generalizadas. Além disso, outra frente fria deve chegar na semana que vem, e além de reforçar as chuvas no Sul do país, vão aumentar o frio”, afirma a meteorologista.

E com as temperaturas mais baixas, há o risco de formação de geadas, no entanto, devem acontecer em alguns pontos, de forma isolada e mais fraca no Sul do Brasil, conforme destaca a meteorologista. Entre a próxima quarta e quinta-feira a possibilidade de geadas é maior na região. 

Itanhangá (MT) – As previsões climáticas não indicam chuvas para o município durante o mês de setembro. As precipitações devem voltar à cidade somente no início de outubro. A meteorologista explica que o Oceano Pacífico está com a temperatura mais baixa do que o normal, situação que deve gerar um atraso nas chuvas de primavera tanto no Centro-Oeste como no interior do Nordeste este ano.

Polaridade do Sol – De acordo com a Nasa (Agência Espacial Americana), nos próximos três a quatro meses, o campo magnético do Sol completará uma  inversão de polaridade, processo que ocorre a cada 11 anos. Durante essa fase, as erupções de energia podem aumentar os raios cósmicos e ultravioleta que chegam ao planeta e pode interferir nas comunicações de rádio e afetar a temperatura da Terra. 

Entretanto, a meteorologista sinaliza que a polaridade pode interferir mais nas comunicações de rádio do que no clima, em função das baixas temperaturas do Oceano Pacífico que estão abaixo no normal. “Então, isso é um ponto que pode neutralizar a interferência da polaridade solar”, diz Desirée. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário