DA REDAÇÃO: USDA estimula expressivos ganhos em Chicago nesta segunda-feira (12)

Publicado em 12/08/2013 18:57 e atualizado em 12/08/2013 20:29
Grãos: Números do USDA de oferta e demanda surpreendem o mercado, impulsionando alta generalizada em Chicago. Sessões como esta são muito oportunas para o produtor comercializar tanto safra velha como nova, visto que as produções mundiais devem se confirmar recordes.

Com a divulgação de um novo e importante relatório de oferta e demanda pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o mercado internacional de grãos reagiu muito positivamente na Bolsa de Chicago, nos principais vencimentos.  A soja encerrou os negócios do pregão regular com ganhos entre 33 e 43 pontos diante de uma redução dos principais indicativos para a nova safra dos EUA. O departamento norte-americano revisou para baixo a produção, produtividade, estoques e os números para área, tanto colhida quanto plantada. 

O milho subiu mais de 10 pontos nos principais vencimentos, enquanto o trigo subiu entre 1,50 e 3,50 pontos nas posições mais negociadas. O USDA, assim como para a soja, trouxe números menores para os grãos e impulsionou uma alta dos preços na CBOT. Porém, o impacto do boletim foi menor do que o registrado pela soja.  

Segundo Paulo Molinari, analista da Safras & Mercado, a maior surpresa do relatório do USDA foi para o milho, onde os números vieram bem abaixo do esperado pelo mercado. Possivelmente, o departamento norte-americano ajustará seu levantamento no relatório mensal de setembro e/ou outubro. 

Já para a soja, o mercado esperava um corte maior na produtividade, mas, como as plantas ainda tem todo o mês de agosto para se desenvolverem, o reporte ainda foi precoce por parte do USDA. 

Ao final do dia e quando o pregão diurno já havia terminado, o USDA informou que 64% das lavouras de soja dos EUA estão em boas ou excelentes condições. Em situação regular ou em condições ruins ou muito ruins, os valores foram 9 e 27%, respectivamente. O milho também se manteve em linha com a última semana, onde em condições boas ou excelentes estão 64% das plantações, 25% em situação regular e 11% condições ruins ou muito ruins. No caso do trigo, as lavouras em boas ou excelentes condições recuaram de 68 para 66%, as em situação regular de 26 para 25%; e em condições ruins ou muito ruins estão 8% das plantações, contra 7% da semana anterior. 

Diante de um dia de excelentes ganhos na bolsa internacional, Molinari aconselha a comercialização tanto aos produtores brasileiros que ainda tem produto disponível da safra velha como da nova safra a ser plantada ainda, a fim de aproveitar as altas.  Ele lembra que, mesmo com possíveis cortes na produção final, esta safra norte-americana deve ser recorde, assim como a nova temporada da América do Sul que será plantada logo na sequência. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário