DA REDAÇÃO: Expectativa para safra de trigo do RS é bastante favorável

Publicado em 12/08/2013 19:16 e atualizado em 12/08/2013 20:15
665 exibições
Trigo: No Rio Grande do Sul, quadro climático tem sido muito favorável para o desenvolvimento do cereal. Por outro lado, oferta mundial do cereal está muito escassa e preços elevadíssimos. Tonelada está sendo comercializada acima de R$ 900,00.

No Rio Grande do Sul (RS) a expectativa para a safra de trigo é bastante favorável. Em cerca de 1,6 milhões hectares de plantados com alta tecnologia a safra deverá alcançar 3 milhões de toneladas caso não haja problemas. No entanto, ainda é cedo para contar com essa produção porque no estado o mês critico para a safra é setembro, quando uma condição climática de frio e seca é muito importante para a cultura apresentar um maior potencial produtivo. Nesse período a chuva também não é prejudicial para as lavouras se não for em grande volume.

“Esperamos que a safra do RS seja boa, já que o trigo do Paraná foi bastante prejudicado e é preciso trigo com produtividade e qualidade para abastecer cerca de 50% do país”, afirma Hamilton Jardim, Presidente da Comissão de Trigo da Farsul.

O produtor que ainda tem trigo pode vender por R$ 950,00/tonelada porque o mercado está absorvendo o cereal por esse valor, já que não há trigo no mercado. Os estoques estão praticamente zerados e só haverá trigo da safra nova no mês de outubro, quando entra a colheita do RS.

Para o produtor que ainda não fixou preços para o trigo da safra nova, no momento da colheita poderá vender por até 40% acima do preço mínimo, uma vez q o mercado estará em busca do produto para moagem. Segundo Hamilton em dezembro ou janeiro os preços devem começar a se acomodar porque os moinhos já irão se abastecer no início da colheita. Porém, o mercado é altamente promissor para os produtores de trigo e eles terão retorno sobre a tecnologia investida.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário