DA REDAÇÃO: Trigo – No Norte de SC, lavouras apresentam boas condições e produtores esperam colher 50 sacas/ha

Publicado em 13/08/2013 11:30 e atualizado em 13/08/2013 12:38
Trigo: Na região de Irineópolis (SC), lavouras do cereal apresentam boas condições. As temperaturas mais baixas não comprometem a produtividade das plantações. Em 2012, produção teve o rendimento afetado pelas geadas tardias. Este ano, produtores estão otimistas e a expectativa é que sejam colhidas em torno de 50 sacas de trigo por hectare.

Na região de Irineópolis (SC), as lavouras de trigo apresentam boas condições. As geadas das últimas semanas não afetaram a produtividade das plantações. Para esta semana, as previsões climáticas indicam a chegada de uma nova massa de ar polar para a região Sul do país, porém não devem afetar o rendimento da produção, já que grande parte das lavouras está em fase de perfilhamento.

O técnico agrícola do município, Oséias Orti Ferreira, explica que apesar de terem sido cultivadas praticamente no final da janela de plantio, as plantações estão estabilizadas no campo. “Ainda não sabemos se isso pode atrasar o plantio da soja, teremos que esperar”, destaca.

A grande preocupação dos triticultores do sul do país é em relação às geadas tardias, que podem acontecer especialmente no mês de setembro. Ano passado, a produtividade das lavouras de trigo foram severamente afetadas pela geada entre os dias 23 e 24 de setembro. “As plantações estavam com cacho produtivo de 150 a 160 sacas por alqueire, o equivalente a 60 e 70 sacas por hectare, mas com a geada, os agricultores acabaram colhendo 40 sacas/ha”, ressalta Ferreira. 

Em contrapartida, os produtores estão otimistas com a safra deste ano. A expectativa é que sejam colhidos, em média, 50 sacas por hectare. “O pessoal está investindo na cultura, e a perspectiva é que os preços se mantenham em patamares mais elevados”, finaliza o técnico agrícola. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário